Alcides Teixeira propõe atendimento especializado para adolescentes

Atender adolescentes através de profissionais especializados em alterações típicas da fase da adolescência, nas ações e serviços de saúde prestados no Recife. A proposta é do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), por meio do Projeto de Lei nº 314, de 2019, em tramitação na Câmara do Recife. O PLO prevê atendimento a adolescentes em toda a rede municipal e privada da cidade. O serviço é conhecido como hebiatria e deve ser realizado por profissionais qualificados.

Na justificativa, o vereador afirma que ao longo da vida o ser humano passa por diversas fases e por isso a formação biológica exige atitudes e ações que auxiliem nesse desenvolvimento. “A adolescência é uma dessas fases da evolução humana em que muitas dúvidas são apresentadas e, por isso, muito difícil de interpretar e por esse motivo requer atenção especial”.

Alcides Teixeira Neto explicou que o objetivo do projeto de lei não é inovar, nem impor ações ao Executivo, mas implantar o atendimento de hebiatria no Recife. Ele disse que do ponto de vista biológico, nenhuma outra etapa da vida fora do útero é marcada por tantas e tão rápidas mudanças, e que esse elo da passagem entre a infância e a juventude requer uma atenção especial, o que na grande maioria das vezes não existe.

O vereador disse ainda que a hebiatra poderá executar as ações e os serviços de acompanhamento de saúde de pacientes na faixa etária determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo ele, o município deverá realizar seleção e capacitação de especialistas da área de hebiatria da rede pública de saúde, a fim de incluir essa modalidade de atendimento.

Em 13.01.2020 às 11h45

registrado em: alcides teixeira