Por iniciativa de Eduardo Marques, Recife tem data para comemorar imigração chinesa

Em 2019, o calendário oficial do Recife ganhou uma data especial para comemorar a imigração de uma das comunidades estrangeiras mais importantes da cidade. Agora, todos os anos, no dia 15 de agosto, a capital pernambucana celebra o Dia Municipal da Imigração Chinesa. O projeto que deu origem à lei nº 18.588/2019, que institui a data, é de autoria do presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB).

A proposta do presidente segue a tendência da esfera federal – uma lei para comemorar o Dia Nacional da Imigração Chinesa foi sancionada em 2018. A data, também 15 de agosto, está relacionada à chegada oficial dos primeiros imigrantes chineses ao Brasil.

Na justificativa do projeto, Eduardo Marques afirma que a presença chinesa já deixou sua marca na cidade, em especial no bairro de São José. “Estima-se que a comunidade chinesa no Recife seja formada por aproximadamente cinco mil pessoas. Hoje, há aproximadamente 12,5 mil postos de trabalho criados diretamente por ela. Há ainda a presença da culinária chinesa no cardápio cotidiano dos recifenses.”

Em 21.01.2020, às 10h47

registrado em: eduardo marques