Projeto cria banco de sangue veterinário

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife cria bancos de sangue veterinários para atender a animais domésticos que necessitem de transfusão. A proposta de autoria do vereador Ricardo Cruz (Cidadania) procura garantir a doação segura de sangue animal e conscientizar a população sobre a importância deste ato.

O projeto de lei permite que órgãos públicos ou instituições privadas criem bancos de sangue e celebrem convênios ou parcerias com hospitais e clínicas veterinárias, além de organizações sociais, devidamente cadastradas para a promoção do bem-estar do animal doador e do animal receptor. Qualquer animal saudável acompanhado do responsável pode ser doador.

A coleta deve ser feita por técnicos especializados sob a supervisão de um médico veterinário e obedecer as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Pernambuco; e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo o vereador Ricardo Cruz, o projeto proíbe a comercialização de bolsas de sangue e também prevê que o serviço de coleta seja totalmente gratuito, incluindo os exames para detecção de doenças infectocontagiosas e testes de compatibilidade. “Como bem se sabe, o sangue é um elemento insubstituível. E a doação é a única fonte para a obtenção de sangue e seus componentes para uso em pacientes que necessitam. Dessa forma, a criação de bancos de sangue veterinários é fundamental para salvar muitas vidas de Pets”.

Em 29.01.2020, às 10h30

registrado em: ricardo cruz