Projeto dá nome a rua em Brasília Teimosa

Propor nomes ou alteração de nomes de ruas é prerrogativa do Poder Legislativo municipal. Sendo assim, o vereador Eduardo Chera (PSB) elaborou projeto de lei, número 112/17, em tramitação na Câmara do Recife, sugerindo a mudança do nome na Rua Alagoinha, em Brasília Teimosa, para Rua Elides Queiroz dos Santos, considerando a trajetória dela naquele bairro da Zona Sul da cidade.

De acordo com o vereador, Dona Elides chegou em Brasília Teimosa, com a mãe, na segunda metade da década de 50. E ainda jovem, criou raízes no bairro, tendo se transformado em uma das principais lideranças na luta por uma comunidade mais digna. “Naquela época, Brasília Teimosa não tinha iluminação nem saneamento básico e os moradores viviam na expectativa de serem expulsos. Nenhum deles tinha o título de posse. A luta dela foi nesse sentido, sendo decisiva na conquista de melhores condições”.

Para Eduardo Chera, Elides Queiroz dos Santos tinha personalidade forte e esteve envolvida com movimentos sociais. “Seus hábitos eram simples, mantendo sempre preocupação em atender as necessidades da comunidade. Movida por esse sentimento fundou o Conselho de Mulheres de Brasília Teimosa. Uma de suas principais lutas foi pela construção do Habitacional de Brasília Teimosa. Foram muitas negociações para chegar ao almejado habitacional”.

O vereador explicou que só em 2005 começou a construção do habitacional pelo então governador Jarbas Vasconcelos. E, em 2006, o Habitacional de Brasília Teimosa foi inaugurado.

 

Em 22.01.2020 às 10h36.

registrado em: eduardo chera