Projeto incentiva prática de esportes para idosos

Com o aumento da expectativa de vida da população, o desenvolvimento da ciência tem demonstrado que a atividade física regular é uma das mais importantes formas de se assegurar que as pessoas cheguem à terceira idade com saúde física e mental. Diante deste aspecto, o vereador Renato Antunes (PSC) elaborou um projeto de lei (PLO 95/2019) que institui a Política Municipal de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos. “O objetivo é desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos idosos no Recife”, disse o parlamentar.

Segundo o teor da proposição, constitui diretriz da Política Municipal de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos apoiar a realização de eventos esportivos, tais como Olimpíadas da Terceira Idade envolvendo todos os bairros da cidade, em parceria com as instituições municipais públicas e privadas voltadas à assistência ao idoso e entidades da sociedade civis organizadas. “Além disso, seria fomentar parcerias e convênios com universidades e faculdades e Centro de ensino superior público e privado de Educação Física, Geriatria, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e demais áreas de estudos que agreguem uma contribuição relevante às ações pretendidas”, complementou Ricardo Antunes.

As entidades e organizações representativas da pessoa idosa legalmente constituídas poderão  apresentar propostas e projetos, bem como organizar e promover os eventos esportivos. “As entidades e organizações poderão receber incentivos e apoio das Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, de Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas de Drogas e  Direitos Humanos, com a garantia de recursos das Pastas em rubrica específica, observando a legislação vigente”, complementou o parlamentar.

De acordo com o vereador Renato Antunes, a atividade física é responsável por melhores condições de vida para quem a pratica, reduzindo ou retardando a ocorrência da maioria das doenças crônicas, tais como: hipertensão arterial, diabetes e artrite. “Existem estudos apontando que cerca de 85% da população idosa é portadora de alguma doença crônica.   Nesse contexto, a adoção de políticas públicas que incentivem e fomentem a prática desportiva pelas pessoas idosas, se apresenta como iniciativa capaz de melhorar a sua qualidade de vida, bem como impactar positivamente na redução da prestação de serviços públicos de saúde, que é uma das maiores despesas que os governos têm a responsabilidade de manter”.

Em 29.01.2019 às 10h02.

registrado em: renato antunes