02

02
Eriberto Rafael é líder do Governo pelo terceiro ano consecutivo

Escolhido líder do Governo pelo terceiro ano consecutivo, o vereador Eriberto Rafael (PTC), disse, na abertura dos trabalhos legislativos, da Câmara Municipal do Recife, que assumia a liderança, mais uma vez, com os sentimentos de honra e responsabilidade. “Assumir esta responsabilidade nos últimos dois anos nos deu a oportunidade de viver o dia a dia da Câmara com mais intensidade e de ter uma experiência muito grande de diálogo entre a Prefeitura, todas as bancadas que formam a Câmara e as pautas da população. Ter o nosso trabalho reconhecido nos motiva para dedicarmos nossa energia e nosso mandato para liderar esses diálogos”, afirmou, na tarde desta segunda-feira (3), durante a instalação da 4ª Sessão Legislativa, que significa o quarto ano da atual legislatura (mandato).

Câmara do Recife reinicia trabalhos legislativos

A reunião solene de instalação da 4ª sessão legislativa da 17ª legislatura foi aberta na tarde desta segunda-feira (3), na Câmara do Recife, pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB). Seguindo o protocolo, ele convidou o vice-prefeito, Luciano Siqueira, na qualidade de representante do Prefeito Geraldo Julio, e protocolou a mensagem por ele enviada contendo a situação do município. Também discursaram o líder da Oposição, vereador Renato Antunes (PSC), e o líder da situação, vereador Eriberto Rafael (PTC).

Renato Antunes chama a atenção para a importância do Legislativo Municipal

Reconduzido à liderança da bancada de Oposição na Câmara Municipal do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) alertou que os problemas da cidade do Recife não podem ser reféns de um ano eleitoral. “Nossa função constitucional é cuidar da cidade. Por isso, lamento que o prefeito Geraldo Julio não esteja aqui, presente nesta solenidade, para nos ouvir. Para ouvir a Oposição”, disse, na tarde desta segunda-feira (3), durante a instalação da 4ª Sessão Legislativa, que significa o quarto ano da atual legislatura (mandato). A reabertura dos trabalhos legislativos se deu dentro da expectativa de este ser um ano eleitoral para renovação dos poderes municipais, pois é o último do mandato do atual prefeito e da composição do Legislativo que vigorará até 31 de dezembro.

Eduardo Marques prestigia posse no TJPE

A Câmara Municipal do Recife se fez presente na cerimônia de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2020/2022. O presidente da Casa de José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB), prestigiou o evento, que reuniu autoridades dos três poderes na tarde desta segunda-feira (3).

Goretti Queiroz celebra um ano de mandato

Durante a reunião plenária desta terça-feira (4), a primeira após a instalação dos trabalhos legislativos de 2020, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife para desejar aos membros da Casa de José Mariano um ano de boas realizações. Além disso, a parlamentar – que assumiu o cargo de vereadora como suplente em fevereiro de 2019, ocupando a vaga deixada pelo deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) – comemorou a passagem do seu primeiro ano de mandato. “Realizo, hoje, um ano de muito trabalho e ações realizadas.”

André Régis anuncia que não disputará reeleição

O vereador André Régis (PSDB) anunciou que não vai disputar a reeleição nas eleições municipais previstas para este ano. “Neste início de sessão legislativa, subo a tribuna da Câmara Municipal do Recife para informar que o meu ciclo político está se concluindo nesta Casa. Ficarei somente até o final deste ano, pois não pretendo disputar o cargo de vereador mais uma vez”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (4).

Luiz Eustáquio vê caos no INSS por escassez de servidores

Um quadro escasso de servidores, uma fila de atendimento com dois milhões de pessoas e uma decisão controversa para a solução do problema por parte do Governo Federal. Foi essa a descrição da crise no atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) feita pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na tarde desta terça-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Em seu discurso, o parlamentar defendeu a contratação de servidores da carreira do Instituto para resolver a questão – e classificou a decisão do Governo Federal de convocar militares da reserva como uma forma de propagandear as Forças Armadas.

Hélio Guabiraba comemora asfalto em habitacional

O habitacional Paulo Cavalcanti, no bairro da Guabiraba, deverá receber asfalto em toda sua extensão. Uma luta que, segundo o vereador Hélio Guabiraba (sem partido), começou há mais de vinte anos e que finalmente agora vai se concretizar. Ele comemorou o fato na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (4).

Decisão de André Régis tem repercussão no plenário da Câmara

O anúncio feito pelo vereador André Régis (PSDB), de que não disputará a reeleição no pleito municipal marcado para este ano pegou os colegas de surpresa e houve repercussão no plenário da Câmara Municipal do Recife. A decisão foi o tema do discurso do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), durante o grande expediente. “Fui pego de surpresa e ainda estou em estado de choque. André Régis, para mim, é um professor na política, um homem público respeitado não somente aqui como também em todo o Brasil”, disse, na reunião desta terça-feira (4).

Luiz Eustáquio defende criação de campanha sobre redução de velocidade dos carros

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) elogiou a ampliação do número de ciclofaixas que vêm sendo instaladas nas vias públicas do Recife, mas defendeu a necessidade de se criar uma campanha educativa para esclarecer a necessidade de se reduzir a velocidade do carros. “É preciso que seja feita uma campanha, através da CTTU, para esclarecer que a velocidade dos carros tem que diminuir nos locais onde existem essas ciclofaixas. A divulgação da informação é que vai chamar a atenção dos motoristas para este fato”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (4).

Ivan Moraes critica fala do presidente da FPF

Uma declaração do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, exortando a violência policial, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (4). O parlamentar teceu duras críticas ao posicionamento do dirigente sobre a atuação da polícia militar no episódio em que uma torcida organizada do Sport Club invadiu a festa de 106 anos do Santa Cruz, no Pátio de Santa Cruz, realizada ontem à noite. “O dirigente da Federação, órgão que deve promover a paz e a concórdia entre torcidas, disse a uma rádio que a polícia foi fraca e que deveria ter chegado atirando e que o Congresso errou ao não aprovar a pena de morte no País”.

Câmara comemora os 20 anos do Centro Universitário UniFBV-Wyden

Numa iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB), os 20 anos do Centro Universitário UniFBV-Wyden foram celebrados na noite desta terça-feira (4), no plenário da Câmara. A UniFBV-Wyden, segundo o parlamentar, conta com mais de cinco mil alunos e gera mais de 400 empregos diretos. “O grupo está em nove estados do Brasil, incluindo oito cidades. Aqui em Pernambuco está no Recife e Caruaru. São 20 anos de um projeto acadêmico inovador, voltado para a formação de alunos com sólidos conhecimentos e visão ampliada de mercado". O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

João da Costa critica processo de privatização do Serpro e da Dataprev

O vereador João da Costa (PT) criticou o Governo Federal pelo processo de privatização das empresas de Tecnologias e Informações Serpro e Dataprev que, juntas, operam bancos de dados com informações e detalhes da vida de todos os cidadãos brasileiros. “Essa privatização, que está em andamento, vai trazer grandes prejuízos para todo o País e só no Recife vai provocar a demissão de cerca de 1 mil pessoas. Também dará prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres da Prefeitura Municipal”, alertou, na reunião ordinária desta quarta-feira (5).

Solene para fortalecer profissionais da Educação Física

Autor de um requerimento que promove reunião solene para homenagear e fortalecer a categoria profissional dos trabalhadores da Educação Física, o vereador Rinaldo Júnior (PSB) convidou os colegas parlamentares e a população em geral a prestigiarem amanhã (6), na Câmara do Recife, às 10 horas, a reunião solene que estará realizando. O parlamentar é autor de uma lei municipal, a de número 18.681/ 2019, instituindo no calendário oficial da cidade, a Semana Municipal do Profissional da Educação Física. Também é autor do projeto de lei 31/ 2019, ainda em tramitação na Casa, dispondo sobre a obrigatoriedade de contratação de professores de Educação Física na rede municipal de ensino.

Ricardo Cruz defende presença de médicos veterinários nos NASF

Fazer uma defesa da contratação de médicos veterinários para as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Foi com esse objetivo que o vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (5), durante a reunião plenária. A medida é prevista pela portaria n º 2.488/2011, do Ministério da Saúde. Em seu discurso, o parlamentar elogiou uma iniciativa do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) –, que na última terça-feira (4), encaminhou um requerimento ao Ministério cobrando informações sobre a tema.

Ivan Moraes repercute abordagem abusiva de agentes do GTO

Uma ação resultante do racismo institucional – ou seja, do racismo cujas raízes estão mais em práticas institucionais arraigadas que no indivíduo que o comete. Foi assim que o vereador Ivan Moraes (PSOL) definiu a abordagem de agentes do Grupo Tático Operacional (GTO), da Guarda Municipal do Recife, no último evento do projeto Terça Negra, realizado na terça-feira (4). O parlamentar tratou do assunto durante a reunião plenária da Casa de José Mariano desta quarta-feira (5).

Rinaldo Junior homenageia profissionais de educação física

O vereador Rinaldo Junior (PSB) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (6), para homenagear os profissionais de educação física do Recife. Durante a solenidade, entregou diploma a 65 pessoas da área que, em seu entender, mereciam destaque. O parlamentar também é autor de outras duas matérias legislativas que dão protagonismo à categoria: uma delas foi um projeto de lei, já foi sancionado pelo prefeito Geraldo Julio, e transformado na Lei Municipal 18.681/2020, que institui a Semana Municipal do Profissional de Educação Física. O outro, o projeto de lei 31/2019, que trata da obrigatoriedade da educação física em toda a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) por professor habilitado com curso de licenciatura em Educação Física, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Comissão de Educação retoma trabalhos

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara do Recife retomou suas atividades legislativas nesta semana – e a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa já está funcionando a pleno vapor. Nesta quinta-feira (6), a presidente do grupo, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), deu início aos trabalhos da Comissão para 2020. Na ocasião, foram distribuídos 16 projetos aos relatores para a emissão de pareceres.

Feminicídio provoca discurso de repúdio de Goretti Queiroz

A morte de uma jovem de 22 anos no Recife levou a vereadora Goretti Queiroz (PL) à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10). Leandra Gennifer da Silva, mãe de dois filhos, foi assassinada por seu companheiro no último domingo (9). “É com muita tristeza que subo, hoje, aqui no plenário, para falar sobre mais um feminicídio ocorrido na capital pernambucana”, afirmou a parlamentar.

Renato Antunes critica atraso em reforma de escola no IPSEP

A situação da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no bairro do IPSEP, foi alvo de um discurso do vereador Renato Antunes (PSC) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (10). De acordo com o parlamentar, a unidade – que já deveria estar em plena atividade – se encontra fechada por conta de um atraso na reforma do seu prédio, adquirido de uma antiga escola particular.