Câmara comemora os 20 anos do Centro Universitário UniFBV-Wyden

Numa iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB), os 20 anos do Centro Universitário UniFBV-Wyden foram celebrados na noite desta terça-feira (4), no plenário da Câmara. A UniFBV-Wyden, segundo o parlamentar, conta com mais de cinco mil alunos e gera mais de 400 empregos diretos. “O grupo está em nove estados do Brasil, incluindo oito cidades. Aqui em Pernambuco está no Recife e Caruaru. São 20 anos de um projeto acadêmico inovador, voltado para a formação de alunos com sólidos conhecimentos e visão ampliada de mercado". O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

Na tribuna, Samuel Salazar fez questão de enfatizar que os estudantes da Wyden e voluntários atuam em organizações e comunidades carentes locais. “Eles realizam ações nas áreas de saúde, direito, educação, construção civil, qualificação profissional, preservação e responsabilidade ambiental, além de recreação infantil com aulas de dança, arte e esportes”.

Recentemente, a instituição recebeu da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior o "Selo Instituição Socialmente Responsável", em reconhecimento às atividades promovidas voltadas para a comunidade. “Isso confirma a postura da instituição como fomentadora do bem-estar social e que acredita no potencial de transformação do nosso Recife, criando assim, um meio mais justo, humano e participativo”, disse Samuel Salazar.

No Recife, a Wyden gera mais de 400 empregos diretos, entre professores de Graduação, Pós-Graduação, MBAs, Mestrado Profissional, cursos tecnológicos e profissionais administrativos. “Enquanto vereador do Recife, comemoro os empregos gerados pelo Centro Universitário UniFBV - Wyden. Em 2019, 780 alunos, 168 professores e 68 colaboradores do UniFBV participaram diretamente dos mais de 20 projetos de responsabilidade social e 12 programas permanentes, beneficiando 29.758 pessoas do Recife. Ter parceiros que investem socialmente é fator decisivo para seguirmos transformando vidas. Por isso, nesta noite, a Câmara Municipal do Recife reconhece esse projeto acadêmico inovador, que tanto bem tem feito ao promover não só a educação, mas também a inclusão social”, finalizou Samuel Salazar.

A Pró-Reitora Administrativa Kátia Karine Rocha falou emocionada da trajetória da UniFBV-Wyden. “Tudo começou com um visionário: o professor Ary Avelar Diniz.  A faculdade nascia com três cursos, dentro do colégio Boa Viagem. Depois, o professor comprou um terreno na Imbiribeira e esperou o momento certo de construir. A princípio eram três prédios com colunas gregas.  Hoje nosso cursos são reconhecidos por empresas nacionais e internacionais”.

Kátia Karine Rocha também recordou o momento da chegada do grupo Wyden e da força que a unidade educacional representa para a sociedade. “Quando o professor Ary Avelar disse que entregava a universidade ao grupo Wyden, ele ressaltou que era uma companhia diferente e que sabia tratar a educação como deveria. Ele disse que a Wyden tinha mais recursos e que iria perpetuar a historia da FBV. Dobramos de tamanho e experiência, e espero que possamos contribuir cada vez com a educação do nosso querido estado de Pernambuco”.

O Reitor Stephan Filippo também dirigiu-se à tribuna e confessou que completar 20 anos tendo o reconhecimento da Casa de José Mariano significava uma enorme satisfação. Ele disse que a relação com os alunos era perene e que a UniFBV-Wyden possui uma equipe dinâmica e sólida. “O vínculo com os alunos é eterno e por isso existe uma responsabilidade mútua. Hoje podemos dizer que somos grandes. Trabalhamos com uma equipe sólida com uma comunicação extremamente aberta. Buscamos sempre um caminho melhor e temos um senso compartilhado de responsabilidade e, principalmente, de propósitos”.

Stephan Filippo enalteceu que são muitos os desafios diários e elogiou todos os funcionários que fazem parte da UniFBV-Wyden. “É preciso saber lidar com um público carente de educação de qualidade. A missão é a de guiá-los em seus desafios. Que o nome da FBV cresça cada vez mais e muito me alegra o comprometimento de todos vocês ao cumprir mais um dia de trabalho. Parabenizo a todos os que fazem parte dessa linda instituição”.

Também fez parte da mesa da reunião solene a Diretora Regional da UniFBV-Wyden, Mauricélia Vidal.

Em 04.02.2020 às 20h.