Decisão de André Régis tem repercussão no plenário da Câmara

O anúncio feito pelo vereador André Régis (PSDB), de que não disputará a reeleição no pleito municipal marcado para este ano pegou os colegas de surpresa e houve repercussão no plenário da Câmara Municipal do Recife. A decisão foi o tema do discurso do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), durante o grande expediente. “Fui pego de surpresa e ainda estou em estado de choque. André Régis, para mim, é um professor na política, um homem público respeitado não somente aqui como também em todo o Brasil”, disse, na reunião desta terça-feira (4).

Durante o grande expediente, cada vereador que usa a tribuna tem o direito de falar por 15 minutos – mas esse tempo pode ser estendido caso os parlamentares cedam sua vez, o que geralmente ocorre em discussões de grande repercussão. Foi o que aconteceu durante o discurso de Hélio Guabiraba: o número de apartes foi tão grande que o vereador precisou ocupar todo o restante da reunião plenária.

O primeiro a pedir um aparte foi o vereador Jayme Asfora (sem partido). “O Brasil precisa de políticos competentes, sejam de direita ou de esquerda. Não posso deixar de lamentar a decisão”, disse.

Em seguida, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) afirmou que Régis deixará “um grande legado para o Recife, pois é um vereador competente e um orador brilhante”. Já o vereador Renato Antunes (PSC), além de ressaltar as qualidades do colega, lembrou que havia um acordo entre ele e André Régis para se revezarem na função de líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, o que terminou não acontecendo. “Entendo porque Vossa Excelência não pode assumir a função. Quero dizer que Vossa Excelência sempre fez um trabalho de parceria mútua e deixará para mim uma lição de muita humildade”.

A vereadora Aline Mariano (PP) fez questão de demonstrar que estava surpresa e emocionada com a decisão. “Nós já estivemos no mesmo partido e também em lados opostos, na política. Espero que Vossa Excelência possa repensar essa decisão, pois é um dos melhores quadros desta Câmara”. O vereador Antônio Luiz Neto (PTB) fez um aparte longo em que expressou sua tristeza e disse que André Régis vem de uma família “que já escreveu belíssimas páginas na história do Recife”. E citou nomes dos parentes ilustres do parlamentar, como Ernane Régis, Edson Régis e Edmir Régis.

“Vossa Excelência é um dos melhores quadros não só desta Legislatura, mas de toda a história da Câmara do Recife”, pontuou o vereador Samuel Salazar (MDB). “Mesmo que ideológica e politicamente diferentes, tínhamos discussões sempre com respeito um ao outro. Fizemos uma grande amizade”, testemunhou Jairo Britto (PT). “Por sua postura e inteligência, a gente agradece e lamenta. Temos certeza de que Vossa Excelência continuará honrando o eleitor nesta Casa”, ponderou Almir Fernando (PCdoB).

Ao final da discussão, André Régis agradeceu aos parlamentares pelas palavras e fez uma defesa da atividade política. “Consideramos que encerramos um ciclo. Ao longo desses sete anos, sento na mesma cadeira e observo a cena neste recinto. Sempre me senti honrado por estar aqui com colegas de histórias tão distintas. Eu me sinto realizado. A política é a atividade mais nobre que o ser humano pode exercer. É deixar o particular para cuidar do coletivo.”

Em 04.02.2020, às 17h40