Equipes de fiscalização são barradas em escolas, relata André Régis

Todos os anos, o mandato do vereador André Régis (PSDB) realiza a operação Volta às Aulas, que busca avaliar a preparação das escolas da rede pública municipal de ensino na recepção dos seus alunos. Segundo o parlamentar, desde 2013 sua equipe transitava sem problemas nas unidades – mas neste ano tem encontrado dificuldades para realizar o trabalho de fiscalização. Em discurso proferido na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), Régis afirmou que servidores do seu gabinete chegaram a ser impedidos de entrar em algumas escolas.

 

De acordo com ele, a equipe foi barrada em 13 unidades de ensino da rede municipal. “É importante que o secretário responda. Nós não aceitaremos esse tipo de prática. Ainda na gestão Valmar Corrêa, fizemos um acordo para que nossa equipe, informando com antecedência, fiscalizasse as escolas. Isso tem resultado em melhorias para a rede, notadamente na área de climatização”, observou.

O vereador mantém uma ferramenta online de avaliação da rede municipal, o Raio-X das Escolas, que é alimentado com dados das vistorias efetuadas pelos servidores. Na operação Volta às Aulas, são coletadas por eles, por exemplo, informações a respeito da entrega dos kits escolares.

“O que a Secretaria quer esconder não admitindo a entrada da nossa equipe? Fui em várias escolas. Na minha presença, eles não podem vetar o nosso ingresso. Em todas as escolas constatamos que não houve entrega do kit escolar”, acrescentou André Régis. “Simplesmente, o fardamento não chegou. Ora, a rede não foi preparada. Talvez seja essa a razão da tentativa de embaraçar o nosso trabalho.”

Em 18.02.2020, às 16h12

registrado em: andre regis