João da Costa critica processo de privatização do Serpro e da Dataprev

O vereador João da Costa (PT) criticou o Governo Federal pelo processo de privatização das empresas de Tecnologias e Informações Serpro e Dataprev que, juntas, operam bancos de dados com informações e detalhes da vida de todos os cidadãos brasileiros. “Essa privatização, que está em andamento, vai trazer grandes prejuízos para todo o País e só no Recife vai provocar a demissão de cerca de 1 mil pessoas. Também dará prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres da Prefeitura Municipal”, alertou, na reunião ordinária desta quarta-feira (5).

O Serpro é o Serviço Federal de Processamento de Dados; e a Dataprev, Empresa de Tecnologias e Informações da Previdência Social. Ambas, disse o vereador, são superavitárias, o que não impediu de a privatização de ambas estar dentro  do Programa Nacional de Desestatização. Ele acrescentou que já existe interesse de duas multinacionais em adquiri-las. “Tanto o Google quanto a Amazon pretendem adquiri-las e, se isso ocorrer, informações confidenciais da vida do cidadão brasileiro podem ser disponibilizadas no mercado internacional.  Isso é muito perigoso”, alertou.

Para João da Costa o que está em jogo é “a soberania digital do Brasil”. Se o Serpro e a Dataprev forem vendidas, acrescentou o vereador, a empresa que adquiri-las vai dispor dos bancos de dados com informações que vão desde os hábitos financeiros das pessoas, emissão de passaporte, CPF, CNPJ, pagamento do Bolsa Família, transações de portos e aeroportos nacionais, dados do Imposto de Renda, entre outras.


Em 05.02.2020, às 16h10.