Michele Collins agradece serviços prestados pelo ex-ministro Osmar Terra

O ex-ministro Osmar Terra, que saiu do Ministério da Cidadania recentemente, recebeu elogios e agradecimentos da vereadora Michele Collins (PP), que trabalha no combate às drogas e defende as comunidades terapêuticas há muitos anos. A parlamentar disse na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que a boa política contra as drogas implementada pelo ex-ministro rendeu muitos frutos. “Há dificuldades e deficiências, mas está sendo feita”.

De acordo com Michele Collins o que foi realizado neste Governo Federal,  nunca foi feito antes. Ela disse que pode falar sobre isso porque milita no combate às drogas há muitos anos e nunca tinha visto esforço igual e espera que o novo ministro, Onix Lorenzoni, mantenha a equipe trabalhando, especialmente o médico psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, chefe da secretaria da Cidadania e Prevenção às Drogas, daquele ministério, "que tem ampla interlocução com outros colegas da área e faz excelente trabalho". Lamentou que aqui no Estado está tudo fechado para esse trabalho, que ela reputa de grande importância.

A vereadora disse que  no governo de Dilma Rousseff entregou um Plano "Crack é Possível Vencer",  que foi um primeiro passo que.  Disse ainda que sugeriu mudanças na RBC 29 que versa sobre comunidades terapêuticas, tendo ido inclusive a Belo Horizonte observar o modelo de lá, quando conheceu Clóvis Benevides, atual secretário de Combate às Drogas do Estado, e trouxe ideias novas e muitos pontos para a Pauta Recife, em 2013. Lamentou ainda que o estado de Pernambuco  não tem dado atenção às comunidades terapêuticas. Citou que a Assembleia Legislativa aprovou uma lei sobre o tema que também não foi implementada. Michele Collins disse que no estado só existe a política de redução de danos e que ela não é contra, embora ache que há diversos perfis e não pode ter apenas um tipo de tratamento.

Para o vereador Ivan Moraes (PSOL),  é necessário definir uma política de drogas diferente. Ele fez questão de afirmar que também criticava a política que está posta em prática agora. “As drogas sempre foram usadas e a política proibicionista existe há mais de cem anos e não deu resultados. Os Estados Unidos lideraram esse tipo de política, gastando trilhões de dólares  sem resultados. O grande problema é a relação com as drogas, por isso é preciso uma política que respeite as individualidades de cada um”. 

 

Em 18.02.2020 às 18h19. 

registrado em: michele collins