Renato Antunes chama a atenção para a importância do Legislativo Municipal

Reconduzido à liderança da bancada de Oposição na Câmara Municipal do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) alertou que os problemas da cidade do Recife não podem ser reféns de um ano eleitoral. “Nossa função constitucional é cuidar da cidade. Por isso, lamento que o prefeito Geraldo Julio não esteja aqui, presente nesta solenidade, para nos ouvir. Para ouvir a Oposição”, disse, na tarde desta segunda-feira (3), durante a instalação da 4ª Sessão Legislativa, que significa o quarto ano da atual legislatura (mandato). A reabertura dos trabalhos legislativos se deu dentro da expectativa de este ser um ano eleitoral para renovação dos poderes municipais, pois é o último do mandato do atual prefeito e da composição do Legislativo que vigorará até 31 de dezembro.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, a solenidade de instalação dos trabalhos legislativos prevê o discurso do prefeito ou do representante; do líder da Oposição e do líder do Governo. Nessa sequência, Renato Antunes foi o segundo a falar. “Como o prefeito não compareceu, quem falou foi o vice, que tem sua importância e é um homem público inteligente. Mas, o vice, tão logo terminou de discursar, pediu licença para se retirar da solenidade, alegando ter outro compromisso. Não estou falando de mim mesmo, Renato Antunes. Mas falta de respeito para com o Poder Legislativo e para com o povo do Recife, uma vez que somos representantes do povo”, criticou.

A mensagem do prefeito, na reabertura dos trabalhos legislativo da Câmara Municipal, está prevista no artigo 54, inciso sétimo, da Lei Orgânica. A lei determina que o Chefe do Executivo deve “remeter mensagem e plano de governo à Câmara Municipal, por ocasião de abertura da Sessão Legislativa, expondo a situação do Município”. Mas, o vereador lamentou o que chamou de falta de sensibilidade política. “O vice leu a mensagem do prefeito, protocolou o discurso e foi embora. E onde fica o protagonismo desta Casa Legislativa? Precisamos ter mais altivez, melhorar nossa autoestima, garantir a nossa voz. O prefeito Geraldo Julio quer tratar os vereadores e a Câmara Municipal como se nós fôssemos seus secretários.  A relação democrática se dá olho no olho”, afirmou.

Durante seu discurso, que durou dez minutos por força do Regimento Interno, Renato Antunes destacou pontos importantes que serão debatidos pelos vereadores no transcorrer deste ano. “Está na pauta os debates sobre o Plano Diretor  e o da Ocupação de Uso do Solo. Mas, o Recife se ressente da falta de um plano de drenagem. Somos reféns das chuvas e das marés altas, mas não temos uma solução para esses problemas históricos”, afirmou. Ele aproveitou para também criticar o prefeito Geraldo Julio que, em seu entender, em vez de resolver problemas como esse, da falta de drenagem, alega a falta de recursos e a crise financeira. “O prefeito ideologiza o discurso e se recusa a ir em Brasília para pedir ajuda ao Governo Federal. Deveria fazer como fez a Prefeitura de Fortaleza. Apesar de ser uma gestão do PT, o prefeito foi à Capital Federal, quando precisou e pediu ajuda financeira. O Chefe do Executivo precisa buscar recursos federais para resolver nossos problemas históricos”, afirmou.

O vereador também cobrou do Poder Executivo a conclusão das obras do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, conhecido como Geraldão; e a apresentação de um plano de mobilidade para o Recife. “Ao mesmo tempo que não temos essas obras, vemos que a propaganda institucional é a peça mais importante desta gestão”, criticou. O vereador André Régis (PSDB) foi escolhido vice-líder da oposição. Renato Antunes agradeceu a parceria que mantém com o colega. “Ele é vereador que tem a responsabilidade do mandato e se dedica a discutir um dos nossos grandes problemas locais, que é a educação básica, os ensinos fundamental e médio”, reconheceu.


Em 03.02.2020, às 17h55.