Rinaldo Junior homenageia profissionais de educação física

O vereador Rinaldo Junior (PSB) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (6), para homenagear os profissionais de educação física do Recife. Durante a solenidade, entregou diploma a 65 pessoas da área que, em seu entender, mereciam destaque. O parlamentar também é autor de outras duas matérias legislativas que dão protagonismo à categoria: uma delas foi um projeto de lei, já foi sancionado pelo prefeito Geraldo Julio, e transformado na Lei Municipal 18.681/2020, que institui a Semana Municipal do Profissional de Educação Física. O outro, o projeto de lei 31/2019, que trata da obrigatoriedade da educação física em toda a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) por professor habilitado com curso de licenciatura em Educação Física, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

A solenidade foi presidida pelo vereador Chico Kiko, que deu início aos trabalhos com o Hino nacional. Ele compôs a mesa com o presidente CREF, Lucio Francisco Antunes Beltrão Neto; o da Associação Profissional de Educação Física (APEF), Matheus Brainer; e dois representantes dos homenageados, Henrique Gerson Kohl e Liana Lisboa Pereira Emereciano. O plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife estavam lotados. O objetivo da homenagem feita nesta quinta-feira foi “prestigiar diversos profissionais que tem em suas atividades o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas em nosso Recife”, disse o vereador. Ele observou que o Ministério da Saúde, ciente da importância do profissional de Educação Física na promoção da saúde, incluiu a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades são vistas como um importante elemento para desenvolver a qualidade de vida na população. Clínicas, academias e centros de reabilitação física passaram a funcionar com a figura do profissional de Educação Física.

Em seu discurso de saudação, Rinaldo Junior disse que era um prazer realizar a solenidade com “esta casa cheia”. Ele lembrou que a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo e que os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. “Eu já tive um projeto de lei aprovado nesta casa, que foi transformado em lei, que criou a Semana do Profissional de Educação Física. A semana não o objetivo da celebração através de festas, mas para dar mais visibilidade à categoria, para ser uma semana de lutas. Os poderes públicos precisam se comprometer com esta categoria”, alertou. O vereador lembrou que o profissional de educação física contribui não só para a melhoria da saúde das pessoas como também para a garantia da boa qualidade de vida. “Por isso, não entendo como este profissional não é valorizado ou reconhecido”, criticou.

O vereador observou que o Recife é uma das cidades brasileiras onde as aulas de educação físicas, nas escolas da rede municipal, podem ser ministradas por um pedagogo. “Isso está errado. Tenho um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal do Recife e que visa obrigar a Prefeitura do Recife a contratar profissionais de educação física para todas as escolas de educação básica. Este projeto já tem pareceres favoráveis, mas ainda falta passar por mais uma comissão”, informou. Rinaldo Junior pediu que os profissionais de educação física se mobilizem para comparecer ao plenário da Câmara do Recife no dia que o projeto de lei for à votação. “Estou falando de uma reserva de mercado, que é fundamental para vocês. Para isso, precisamos de uma grande mobilização, para pressionar em favor da aprovação do projeto. Esse será o meu legado para o Recife”, ressaltou.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lúcio Francisco Antunes Beltrão Neto, fez o discurso de agradecimento. “Hoje é um dia especial, dia de júbilo e histórico. É com gigantesca satisfação que o CREF participa desta reunião solene. Agradeço ao vereador Rinaldo Júnior pela realização da solenidade”, afirmou. Ele observou que propôs e o parlamentar aceitou de imediato a solicitação de realizar a homenagem à categoria. “Ele tem sido um grande parceiro da educação física”. Lúcio Beltrão lembrou em seguida que assumiu a presidência do CREF no final de abril do ano passado e que esta gestão “já conseguiu muitas vitória para a categoria”. Listou que tem dialogado “com os profissionais, empreendedores e parlamentares e demais representantes da sociedade civil e com muito trabalho, inovação e austeridade, conseguimos avançar”, afirmou. Discursaram, em seguida, Matheus Brainer, Henrique Gerson Kohl e Liana Lisboa Pereira Emereciano.


Em 06.02.2020, às 12h15.