02

02
Almir Fernando defende legado de Geraldo Julio na Prefeitura

Destacar os pontos positivos da gestão do prefeito Geraldo Julio à frente do Executivo municipal. Foi esse o objetivo de um discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) proferido na tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (10). Na ocasião, o parlamentar fez questão de responder às críticas feitas contra o prefeito, em especial pelo vereador Renato Antunes (PSC).

Ana Lúcia visita unidades escolares da rede

Para avaliar o recomeço do ano letivo, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) visitou em conjunto com técnicos do gabinete dela, cerca de 30 escolas municipais. Ela disse na tarde desta segunda-feira (10), na Câmara do Recife, que durante os últimos três anos visitou toda a rede municipal, que tem cerca de 300 escolas, atendendo mais de 90 mil estudantes. “Muitas das escolas que visitei foram requalificadas, algumas ainda necessitam de reparos. Em outras falta material escolar e professores. Mas também pude constatar avanços, inclusive há vários estabelecimentos com climatização e isso temos que reconhecer”.

João da Costa pede creche para o Córrego do Deodato

Através de um requerimento encaminhado ao Executivo, o vereador João da Costa (PT) solicitou a construção de uma creche no Córrego do Deodato, Zona Norte do Recife. Ele disse que "mesmo diante do curto prazo de tempo, é possível, através do Programa Chegando Junto, buscar acelerar o atendimento às crianças, levando emprego as mães que frequentam as escolas". Afirmou ainda que, quando foi prefeito da cidade, chegou a inaugurar naquele local uma escola para primeira infância e desapropriou um prédio para uma creche. O vereador também parabenizou o Partido dos Trabalhadores (PT), na tarde desta segunda-feira (10), na Câmara do Recife, pelos 40 anos de fundação.

Maguari faz homenagem às emissoras de rádio de Pernambuco

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez uma homenagem às emissoras de rádio de Pernambuco e disse que esse veículo de comunicação, apesar de ser um dos mais antigos, ainda continua sendo um dos preferidos da população. “É preciso reconhecer o valor do rádio, pelo alcance da mensagem, pela sua penetração na sociedade e pela capacidade de chegar às pessoas, atingindo os seus objetivos”, ressaltou, na reunião ordinária desta segunda-feira (10).

Chico Kiko diz que desfile do bloco Cordeiro em Folia foi um sucesso

O vereador Chico Kiko (PP) disse que o bloco carnavalesco Cordeiro em Folia realizou desfile pelo 27º ano consecutivo e que foi uma festa popular grandiosa, na Zona Oeste, no final de semana. “Subo a esta tribuna, da Câmara Municipal do Recife, para compartilhar esta alegria com todos vocês. O desfile arrastou cerca de 120 mil pessoas na Avenida do Forte, enchendo as ruas do Cordeiro de cores e alegria. Foi um grande sucesso”, garantiu, na reunião ordinária desta segunda-feira (10).

Renato Antunes contesta números de climatização da rede

O vereador Renato Antunes (PSC) contestou melhorias realizadas na escola municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep, bem como a informação de que a rede municipal de ensino está climatizada. Segundo ele comentou na tarde desta segunda-feira (10), na Câmara do Recife, a escola em questão foi apenas pintada e não requalificada. “Fui autor de requerimento sugerindo a compra do prédio para melhoria da mesma. Falta prioridade à gestão. São seis anos aguardando a requalificação e não foi feito o que deveria. O atraso da obra é pago pelos professores e alunos”.

Comissão aprova parecer a projeto de ampliação da ZEIS Caranguejo Tabaiares

A ampliação da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Caranguejo Tabaiares, na Zona Oeste do Recife, está um passo mais próximo de se tornar realidade. Na tarde desta segunda-feira (10), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal discutiu e aprovou um parecer positivo ao projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 21/2019, que dispõe sobre o tema. “É um projeto que reconhece a luta de anos daquela comunidade”, disse o vereador Eriberto Rafael (PTC), que presidiu a reunião do grupo.

Fred Ferreira comemora indicação de médico para a SBC

O vereador Fred Ferreira (PSC) elogiou a condução do médico Fernando Moraes, do Real Hospital Português, que tantos relevantes serviços tem prestado ao Recife, para ocupar a presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Pernambuco (SBC-PE). Argumentou na tarde desta terça-feira (11), na Câmara do Recife, que a cidade tem excelência em medicina e desponta no país em diversos segmentos dessa área.

João da Costa discute privatização da Dataprev e do Serpro

Quais são os riscos e consequências da privatização da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)? Essa e outras perguntas vão nortear um debate que vai acontecer na Câmara do Recife na próxima segunda-feira (17), às 9h. O requerimento para a audiência pública, de autoria do vereador João da Costa (PT), foi aprovado pela Casa durante a reunião plenária desta terça-feira (11).

Jayme Asfora denuncia privatizações da Dataprev e do Serpro

Duas entidades federais da maior importância para o país, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), segundo o entendimento do vereador Jayme Asfora (sem partido), estão em vias de serem privatizadas. Ele disse na tarde desta terça-feira (11), na Câmara do Recife, que é contra as privatizações argumentando que as duas empresas dão lucro e empregam muitas pessoas no Brasil, com destaque para o Recife. “Essas duas empresas são responsáveis por dados de grande importância para as cidadãs e cidadãos brasileiros, sem contar que dão lucro aos cofres da nação”.

Rinaldo Junior lamenta crescimento da miséria no Brasil

Ao lamentar que o País tenha hoje 13,5 milhões de pessoas vivendo em situação de miséria, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que o atual presidente da República, em um ano e um mês de gestão, “em vez de minimizar essa situação, tem ajudado a desmontar os programas de assistência social”. Esse desmonte, em seu entender, agrava ainda mais a situação. Na reunião ordinária desta terça-feira (11), o parlamentar afirmou que vem acompanhando os índices que fazem uma radiografia social do Brasil e que os dados “mostram que somente no ano passado, esse percentual subiu um por cento de pessoas que ganham menos de R$ 145 por mês”.

Natália de Menudo defende projeto de lei 40/2019 do Poder Executivo

A vereadora Natália de Menudo (PSB) chamou a atenção para a tramitação de um projeto de lei que considera importante para a cidade do Recife: é o de número 40/2019, de autoria do Poder Executivo, que institui o Fundo Municipal de Política para a Mulher (FMPM). Em discurso que proferiu na reunião ordinária desta terça-feira (11), a vereadora defendeu a aprovação da matéria porque em seu entender o fundo permitirá a intensificação de ações voltadas para a erradicação da violência de gênero, incentivo à autonomia econômica das mulheres e educação para igualdade.

Mobilidade é tema de discurso de Rodrigo Coutinho

Membro da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) subiu à tribuna da Casa nesta quarta-feira (12) para proferir um discurso sobre o tema. Em um dia marcado por protestos na avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias da cidade, o parlamentar cobrou respostas da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) a requerimentos de autoria do seu mandato – os pedidos, de acordo com ele, trazem sugestões de melhorias para a mobilidade da capital.

Maguari faz discurso sobre legado de Trajano de Mendonça

“Quem foi Trajano de Mendonça?” Com essa pergunta, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) deu início nesta quarta-feira (12), na Câmara do Recife, a um discurso em memória a um professor que deixou sua marca na educação do município. Na tribuna da Casa, Maguari falou sobre a história do docente, que participou da Reforma Rocha Vaz, do Governo Federal, em 1925.

Comissão de Educação aprova projetos de lei de Decreto Legislativo

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou dois projetos de lei e um Projeto de Decreto Legislativo em reunião realizada na Sala das Comissões, na tarde desta quarta-feira (12). Uma das matérias legislativas que passaram pelo crivo do colegiado foi o PLO 300/2019, de autoria do vereador André Régis (PSDB), que diz: “É direito dos dependentes das vítimas de violência doméstica, nos termos da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), prioridade na realização da matrícula escolar na Rede Pública de Ensino, nas unidades de ensino próximas às residências das vítimas”.

Goretti Queiroz defende mobilização da Fenaj contra a MP 905

A vereadora Goretti Queiroz (PL) trouxe para o plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (12), o debate da mobilização que vem sendo feita pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelos Sindicatos dos Jornalistas contra a Medida Provisória 905. “Essa MP afeta todos os trabalhadores e, em especial, os jornalistas. A retomada dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional e, principalmente, a definição do plano de trabalho e calendário de atividades da Comissão Mista responsável por analisar a MP 905, aceleram as ações da Fenaj e dos sindicatos nesse sentido”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (12).

Hélio Guabiraba ressalta obras realizadas pela Prefeitura na Zona Norte

O vereador Hélio Guabiraba, que está sem partido, ocupou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (12) para relatar dois momentos que ele considera terem sido muito importantes para os recifenses: “Um dos momentos ocorreu ontem à noite, quarta-feira (11), quando foi assinada uma ordem de serviço para realização de obra no Córrego da Telha. O outro, quando começou a limpeza de uma barreira no Córrego do Jenipapo, onde a população vizinha sofre consequências há mais de 50 anos”, disse, na reunião ordinária.

Rinaldo Junior comemora reversão de demissões na saúde

Cerca de 230 funcionários da saúde, prestadores de serviços aos hospitais do Estado, receberam há 20 dias carta de aviso prévio. Eles prestam serviços através da empresa Adlim e seriam demitidos, no entanto, o vereador Rinaldo Junior (PSB) comemorou a reversão das demissões, fruto da luta dos trabalhadores e sindicatos. Ele disse na tarde desta quarta-feira (12), na Câmara do Recife, que a luta conjunta deu certo e vale a pena. Os funcionários conseguiram preservar seus empregos.

Ivan Moraes presta solidariedade à jornalista insultada em depoimento na CPMI

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (12) para prestar seu apoio à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo. Repórter e colunista, ela foi alvo de ataques de um dos depoentes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News na terça-feira (11). Hans River do Rio Nascimento afirmou ao Congresso que ela havia oferecido favores sexuais em troca de informações – versão desmentida em uma matéria publicada pela própria Folha no mesmo dia.

Almir Fernando destaca obras nos morros

Morador do Alto de José Bonifácio, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez questão de destacar, na tribuna, a questão das encostas e pontos de risco, durante o seu discurso realizado no plenário, nesta quarta-feira (12). O parlamentar citou as ações que a Prefeitura vem realizando para solucionar o problema. “É uma luta muito grande que a gente vem travando desde quando era líder comunitário, presidente da associação de moradores e, agora, vereador. No último dia 11, estávamos acompanhando o prefeito Geraldo Julio com ações importantes como a entrega de uma encosta, no Alto do Deodato, uma obra de mais de R$ 900 mil reais e que contemplou mais de 130 famílias”.