Aline Mariano apresenta requerimento para liberação das gestantes de seus trabalhos

A primeira reunião plenária por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (24), contou com a participação virtual de 36 parlamentares que aprovaram por unanimidade as proposições da ordem do dia. Entre as quais o requerimento de número 955/ 2020, de autoria da vereadora Aline Mariano (PP), que solicita ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, o afastamento do ambiente de trabalho de todas as mulheres gestantes, que ocupem cargos ou funções públicas e privadas, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

Aline Mariano, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara do Recife, afirma que o objetivo da proposição é proteger a saúde das gestantes, possibilitando maior tranquilidade às profissionais durante o período gestacional, bem como aos seus familiares. “Entendo que o momento exige sensibilidade dos empregadores, gestores públicos e empregados, assimilando que as gestantes podem exercer algumas funções à distância longe da exposição e dos riscos da doença”.

A vereadora destacou que, embora as mulheres grávidas não sejam consideradas grupo de risco, é preciso admitir os efeitos psicológicos que as informações acerca da pandemia da covid-19 vêm causando nas pessoas. “Quem é mulher sabe o quanto esse período da gestação pode mexer com o lado emocional. Inclusive, existem mulheres que são diagnosticadas com hipertensão durante a gravidez.”.

Ainda segundo Aline Mariano, antes mesmo de elaborar o requerimento, procurou estabelecer o diálogo com vários secretários da gestão municipal e acredita que o tema conta com a simpatia dos gestores, para que o assunto seja levado ao Comitê de Crise e que a Prefeitura do Recife recomende aos serviços públicos e empresas privadas a liberação das mulheres grávidas do ambiente de trabalho.

Em 24.03.2020, às 15h