Almir Fernando critica empresa de transporte por retirada de cobradores

A empresa de transporte Caxangá, que opera linhas de transporte público coletivo na Zona Norte do Recife, foi alvo de críticas do vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (2). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar discursou contra a retirada de cobradores dos ônibus, prática que, segundo ele, tem sido realizada pela empresa.

 “Já estávamos sendo prejudicados com a retirada dos fiscais [da Caxangá] dos terminais, mas agora ela é pioneira também na retirada dos cobradores nas linhas. Os motoristas têm que se desdobrar para dirigir, cobrar e fiscalizar. Isso tudo em um trânsito tão difícil”, disse Almir Fernando.

O vereador ainda afirmou que o corte de funcionários deveria se refletir nos preços das passagens de ônibus. “O Consórcio Grande Recife está sendo desmoralizado pela empresa Caxangá. A empresa Globo não fez isso e recebe o mesmo. A Caxangá diminui o custo de sua operação, poderia diminuir a passagem.”

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) concordou com o colega e fez uma crítica à falta de transparência das taxas de lucro do transporte público municipal. “Há uma dificuldade em saber o quanto esse sistema gera todos os anos. As empresas não dão transparência à sua fonte de renda, mas todos os anos pedem aumento de passagem”, apontou Moraes, que é autor do projeto de lei nº 05/2019, que proíbe a retirada dos cobradores dos ônibus. “Podemos e devemos legislar sobre isso. Não apenas pela questão do emprego, mas porque o motorista não pode cobrar. A função dele exige atenção plena.”

Em 02.03.2020, às 18h08

registrado em: almir fernando