03

03
João da Costa critica presidente da República pela forma como trata a pandemia

O vereador João da Costa (PT) disse, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (16), que o presidente da República vem tratando a pandemia do coronavírus “com irresponsabilidade e colocando a saúde da população brasileira em risco”. Ele fez a crítica enquanto informava e, ao mesmo tempo comparava, as medidas que dirigentes de outros países vêm tomando para enfrentar os efeitos da pandemia.

Ana Lúcia elogia políticas contra covid-19, mas pede mais proteção para servidores da Educação

As atitudes tomadas pela Prefeitura para conter a expansão da doença covid-19 no Recife foram destacadas pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). Na tribuna da Casa, ela disse concordar com a antecipação das férias escolares e com a distribuição de kits de alimentação para os pais de alunos da rede pública municipal de ensino — no domingo (15), o Executivo anunciou que essa seria a medida tomada para garantir a merenda dos estudantes. A fato da distribuição ser feita por servidores das unidades de ensino, no entanto, não recebeu a aprovação da parlamentar. "Precisamos pensar em uma logística diferente."

Luiz Eustáquio reflete sobre medidas da Câmara do Recife

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou a Comissão Executiva da Casa pelas medidas anunciadas para prevenção ao novo coronavírus, destacou ainda o convite ao secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, para trazer esclarecimentos sobre a covid-19 e as ações da Prefeitura, nesta terça-feira (17), às 10h. Este é o novo horário das reuniões plenárias estabelecido, dentre outras medidas, pela Comissão Executiva.

Rogério de Lucca pede medidas de prevenção contra o coronavírus

O vereador Rogério de Lucca (PSL) sugeriu na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, medidas de profilaxia para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Segundo ele, que é médico, a melhor maneira é ficar em casa a maior parte do tempo, evitando aglomerados para tentar conter a doença. “Imaginem que o atendimento na rede de saúde pule de 3 pessoas para 3 mil, instalando grandes dificuldades”.

Comissão de Educação propõe ajuste em medida de distribuição de merenda escolar

Mesmo concordando com a medida da Prefeitura do Recife de distribuir cotas da merenda escolar com as famílias dos alunos da rede municipal, enquanto durar a suspensão de aulas por conta da pandemia do coronavírus, a Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife vai sugerir um ajuste nessa iniciativa: em vez de os gestores fazerem a entrega diretamente aos pais dos alunos, os vereadores sugerem que essa obrigação de repassar os kits fique a cargo dos funcionários da empresa que fornece a merenda para as escolas. Eles mesmos fariam o repasse.

Michele Collins ressalta importância da prevenção ao Coronavírus

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna, na manhã desta terça-feira (17), para enfatizar as iniciativas que estão sendo tomadas pelas autoridades locais acerca do novo coronavírus. “O prefeito do Recife, Geraldo Julio, não parou de trabalhar com a sua equipe. Sábado recebi o convite para pegar material informativo produzido pela Prefeitura para ser levado às igrejas. E já encontrei os locais com iniciativas muito positivas como a colocação do álcool gel logo na entrada”.

Chico Kiko parabeniza Governo do Estado e Prefeitura do Recife por medidas contra vírus

O vereador Chico Kiko (PP) parabenizou o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife pelo trabalho de combate ao coronavírus. “Como foi citado hoje nos telejornais, as ações realizadas em Pernambuco, e no Recife mais especificamente, estão sendo referência para os demais estados”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (17). Ele observou que vem acompanhando o trabalho do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Julio, que “têm trabalhado 24 horas, monitorando todos os casos”.

Luiz Eustáquio enaltece medidas tomadas por igrejas

Ao repercutir medidas tomadas pelo governo do Estado e pela Prefeitura para a prevenção do novo coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse que "saímos na frente de todo o país e que as providências já surtem efeitos benéficos". Ele considerou, na manhã desta terça-feira (17), na Câmara do Recife, que o bom exemplo dos governantes é crucial nesse momento de “guerra” a esta pandemia. Pediu a todos que sejam solidários no sentido de tomar as medidas recomendadas. Países como Portugal que tomaram providências antecipadas estão sofrendo menos. “O chefe de nossa nação precisa se pronunciar e ser o comandante de fato dessa guerra, no lugar de dar mau exemplo”.

Ivan Moraes pede providências para população encarcerada

O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu providências para as populações que se encontram encarceradas e podem sofrer com as consequências do novo coronavírus. Ele disse na manhã desta terça-feira (17), na Câmara do Recife, que o seu partido representa minorias e por ser de esquerda, precisa participar da comissão especial da Casa que fará interlocução com a Prefeitura da cidade acerca da doença. “É importante participar para levar as demandas desse público. Peço medidas de orientação médica, produtos de higiene, álcool em gel, cardápio para fortalecer imunidade, maior tempo de banho de sol entre outras”.

Secretário de Saúde do Recife presta esclarecimentos à Câmara sobre novo coronavírus

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, esteve na Câmara do Recife nesta terça-feira (17) para tratar da pandemia da doença covid-19 e esclarecer aos vereadores as medidas adotadas pela Prefeitura para proteger o município. No plenário da Casa, ele afirmou que o Poder Executivo atua tanto para conter a expansão do novo coronavírus que causa a enfermidade, como no preparo para mitigar suas consequências na saúde da população. E, além disso, adiantou que mais medidas de restrição social, como as já adotadas pela Prefeitura, podem vir a ser praticadas na capital. "Países que se anteciparam e não esperaram a transmissão comunitária estão colhendo os melhores resultados."

Vereadores fazem perguntas sobre o novo coronavírus

Depois de uma hora e meia de palestra, em que fez uma exposição didática sobre o novo coronavírus (Covid-19), formas de contágio, ações de mitigação da pandemia no Recife e comparações com as experiências de outros países no enfrentamento à doença, o secretário de Saúde, Jailson Correia, se colocou à disposição dos vereadores para responder perguntas e tirar dúvidas. Ele esteve no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (17), para compartilhar com o Poder Legislativo as ações que a Prefeitura do Recife vem adotando para conter a pandemia.

Renato Antunes apoia utilização de recursos do Fundo Eleitoral no combate ao coronavírus

A necessidade de utilização de recursos do Fundo Eleitoral, que somam neste ano R$ 2 bilhões, nos esforços de combate à pandemia do novo coronavírus foi tema de debate na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18). Após discurso do vereador Augusto Carreras (PSB), que defendeu a realocação do montante, o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa para demonstrar apoio à causa. “Recursos devem ser utilizados onde devem.”

Luiz Eustáquio pede definição sobre funcionamento da Câmara do Recife

Um apelo para que a Câmara Municipal do Recife encontre um modelo de funcionamento para que as atividades parlamentares não sejam paralisadas, durante o período que durar a quarentena visando conter o conoravírus, foi feito pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). “É preciso que o presidente desta Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), e o primeiro-secretário, vereador Romerinho Jatobá (PROS), definam um modelo para que possamos continuar exercendo nossas atividades”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (18).

Ivan Moraes sugere votação digital e faz alerta para situação de brasileiros em Lisboa

Na manhã desta quarta-feira (18), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez pronunciamento, no plenário, citando possibilidades de ações que poderão ser tomadas diante da proliferação do novo coronavírus. “Não estamos em um momento corriqueiro e, sim, especial da humanidade que requer medidas corajosas e responsáveis. Poderíamos contribuir com grupos de trabalho para enfrentar essa pandemia e já temos sugerido uma série de medidas à Prefeitura”.

Rinaldo Junior apresenta projeto que suspende corte de água e energia durante 120 dias no Recife

O vereador Rinaldo Junior (PSB) apresentou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei de sua autoria que propõe suspender os cortes de água e energia elétrica no Recife, durante 120 dias. Com a ampliação do contágio do novo coronavírus, o parlamentar acredita que a matéria seria uma forma de contribuição, tanto por parte do município, como da Câmara Municipal do Recife. “É garantir o acesso à água e energia para a nossa população porque todos nós sabemos que são dois itens essenciais. E para quem vai permanecer em casa, e não vai poder sair, seria fundamental”.

Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise é instalada

Para ter uma participação mais efetiva nas decisões de enfrentamento à pandemia do coronavírus no Recife, a Câmara Municipal instalou a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise na manhã desta quarta-feira (18). “Desejo muito trabalho a todos vocês e espero que continuem, da mesma forma, com altivez e vontade de lutar e trazer o que há de melhor para o povo”, disse o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB).

Augusto Carreras sugere transferir Fundo Eleitoral para combate à pandemia

A transferência dos recursos, da ordem de R$ 2 bilhões, do Fundo Eleitoral, que é distribuído entre partidos políticos para realização de campanhas eleitorais, no entender do vereador Augusto Carreras (PSB), deve ser integral para ajudar no combate à pandemia gerada pelo novo coronavírus. Ele fez esta sugestão, na reunião ordinária realizada na manhã dessa quarta-feira (18), na Câmara do Recife, quando solicitou aos colegas parlamentares que se engajem nesse pleito, falando com os deputados federais de suas bancadas, no sentido de que eles encampem a sugestão. “A situação é grave e esse dinheiro pode ser usado para montar hospitais de campanha, UTIS, comprar respiradores e outros equipamentos, bem como medicamentos”.

Ana Lúcia volta a pedir mudança em distribuição de kits de alimentação nas escolas

Em meio à pandemia da covid-19, doença que provocou a antecipação das férias escolares no Recife, a Prefeitura passou a distribuir kits de alimentação para pais de alunos matriculados na rede, como forma de garantir a merenda. Na Câmara Municipal, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) elogiou a medida em um discurso proferido nesta quarta-feira (18), mas pediu que gestores e funcionários das escolas fossem dispensados da logística da entrega dos kits.

Jayme Asfora pede suspensão da cobrança de alguns impostos

O vereador Jayme Asfora (sem partido) destacou a elaboração de um requerimento sugerindo quatro medidas que, segundo ele, podem minorar a crise econômica que se anuncia, resultante do isolamento proposto para prevenir o novo coronavírus. Ele disse, na manhã desta quarta-feira (18), durante reunião plenária na Câmara Municipal, que o Recife já se apresenta com ruas esvaziadas e acredita que as medidas sugeridas podem evitar o colapso das atividades econômicas na cidade ou, pelo menos, ajudar nesse processo.

Comissão de Acompanhamento do Comitê de Crise do coronavírus promove reunião

Instalada na Câmara do Recife para averiguar as ações de combate à pandemia da covid-19, a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise promoveu sua primeira reunião nesta quinta-feira (19). O grupo, que é presidido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), discutiu temas relativos à contenção do novo coronavírus na capital pernambucana, em preparação para um encontro que acontece com o prefeito Geraldo Julio nesta sexta-feira (20).