Eriberto Rafael destaca importância da população ficar em casa

Por meio de reunião transmitida em videoconferência na manhã desta terça-feira (7), o vereador Eriberto Rafael (PP) fez um apelo direcionado aos parlamentares no sentido de levar à população a importância de ficar em casa, devido ao coronavírus. “Estamos vendo muita gente nas comunidades, caminhando de maneira livre e não entendendo que ficar em casa é a solução. Infelizmente, a população não tem compreendido. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, preconiza a importância das lideranças políticas no que se refere ao cumprimento dos planos de contingência”.

Eriberto Rafael explicou o momento vivido pelo setor da saúde local e destacou outras formas de comunicação que poderiam chegar à população, no sentido da conscientização sobre a pandemia. “Não temos testes suficientes para todas as pessoas. Estão fazendo os testes com os pacientes portadores de sintomas mais graves.  Tem que haver o isolamento. Países com melhor sistema de saúde como Alemanha, por exemplo, têm sofrido.  A utilização de carros de som nas ruas ou divulgações de mensagens nas rádios comunitárias precisam ser utilizadas para que o recado seja dado”.

No aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou o papel da comunicação comunitária. “É muito importante sensibilizar as pessoas. Muitas vezes os grupos comunitários têm feito sucesso. A Prefeitura precisa fazer uma comunicação comunitária de efeito”.  

Já o vereador Luiz Eustáquio (PSB) citou que um grande grupo de resistência às medidas restritivas é o evangélico e sugeriu que os parlamentares do segmento fizessem um vídeo pedindo para que ficassem em casa.    “É um momento de toda a população contribuir. Um dos pontos de maior resistência são os evangélicos porque temos um presidente que não tem responsabilidade e pede para a população voltar ao trabalho. Poderíamos fazer um vídeo fazendo um chamamento para essas pessoas, explicando a importância de não saírem de suas residências”.

A vereadora Aline Mariano (PP) também fez um aparte solicitando que as proposições da Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise do Coronavírus tenham mais celeridade. “Que nossas propostas possam ter mais agilidade e que tenhamos as devidas respostas do Poder Executivo porque a população pede”.  

 

 Em 07.04.20 às 12h44.