Ivan Moraes apresenta requerimentos de obras preventivas para o período chuvoso

Ao apresentar requerimentos com solicitações de obras públicas para diversas comunidades da periferia do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSol) disse que as suas propostas são, todas, de serviços essenciais uma vez que se aproxima o período chuvoso no Recife. “Essas obras são tão importantes quanto aquelas que estão sendo adotadas pelos órgãos públicos para conter o avanço da pandemia no Recife. Estou pedindo obras de prevenção, que têm o objetivo de evitar perdas humanas e materiais durante os meses de chuva. Sabemos que é comum ocorrerem tragédias nesse período e essas medidas são fundamentais”, afirmou, durante a reunião ordinária realizada por meio de videoconferência na manhã desta terça-feira (14).

Ivan Moraes informou que os requerimentos foram elaborados antes do registro dos primeiros casos do novo coronavírus no Recife. “O meu gabinete mandou mensagens para diversas pessoas que residem em comunidades e nós recebemos as respostas. Cada pessoa expressou suas necessidades e assim, elaboramos 88 requerimentos, que foram devidamente protocolados. Isso ocorreu antes da crise e hoje 52 deles chegam para votação em plenário”, afirmou. Ivan Moraes explicou que os requerimentos contém “pequenas intervenções públicas antes que chegue o período chuvoso, pois sabemos que a nossa cidade é cheia de pontos suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, sobretudo em áreas mais pobres. E esses acidentes podem resultar em óbitos ou grandes perdas materiais”, disse.  Ele lembrou que as chuvas, em anos anteriores, chegaram no mês de abril, mas que elas também são esperadas até junho. “O certo é que elas virão e nós temos que nos preparar”, disse.

Os requerimentos funcionam como uma forma de a comunidade se fazer ouvir, pelo Executivo, através de um representante do Poder Legislativo. Entre os requerimentos apresentados, o vereador Ivan Moraes pede à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos que promova a cobertura de barreiras com lona plástica na Rua São João, Sítio dos Pintos; limpeza de canal, e remoção de entulhos na barreira na Rua Virtuosa de Lucena, no bairro de Beberibe; capinação da encosta, manutenção de calhas, limpeza de canal e a limpeza de canaletas na Rua Moxotó, no Ibura; serviços de limpeza de galerias, canaletas e canal, além de remoção de entulhos da margem do canal na Rua Aritana, em Três Carneiros, Ibura; limpeza de galerias e de canal na Ilha do Retiro; serviços de colocação de telas de proteção e de coletores de lixo em ruas de Brasília Teimosa, entre outros.

Assistentes Sociais - Depois desse primeiro discurso, o vereador Ivan Moraes voltou a falar. Na segunda oportunidade, ele alegou que uma das atribuições constitucionais do vereador,  está comprometida nesse momento de pandemia. “Nós estamos sem poder realizar as fiscalizações das obras do Executivo. Como se sabe, a fiscalização é próprio do Legislativo. Mas, nenhuma pasta da Prefeitura do Recife está nos enviando as ações que vêm realizando. Nenhuma secretaria nos manda detalhamento e nós ficamos sabendo das informações, dias depois, através da Imprensa”, afirmou.  Ivan Moraes disse ainda que é importante a decisão tomada pela Mesa Diretora, durante a reunião, no sentido de convocar os secretários para dialogar. “Também quero subscrever a sugestão da vereadora Aline Mariano, que foi feita nesse mesmo sentido”, disse.

O vereador garantiu, ainda, que vai elaborar um documento para ser encaminhado aos secretários municipais  incorporando pleitos do Fórum Estadual dos Servidores de Assistência Social, dos professores municipais e do servidores de saúde. “Quero lembrar que o pessoal da assistência social é fundamental no enfrentamento da epidemia. E eles pedem a flexibilização de horários de trabalho, revezamento, e melhores equipamentos como EPIs. Eu incorporo o pleito da categoria”, disse. Já para os servidores da educação, Ivan Moraes disse que vai pedir que o Poder Executivo envie um projeto de lei prevendo o aumento salarial desses servidores, embora o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas tenham se posicionando contrário. “Nós entendemos que tanto o pessoal da educação, quanto o da saúde, que estão em igual situação, precisam de cuidados diferenciados nessa epidemia”, afirmou.



Em 14.04.2020, às 14h30.