Luiz Eustáquio pede canal de comunicação entre Legislativo e Executivo

O presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Luiz Eustáquio (PSB), elogiou as ações e iniciativas da Prefeitura do Recife no enfrentamento à pandemia, mas disse que o Poder Executivo precisa melhorar o canal de comunicação com o Legislativo para permitir mais participação dos parlamentares. “Sabemos que as ações para combate ao vírus têm sido muito competentes não só no Recife, mas como em todo o Estado, por parte do governador Paulo Câmara. No que diz respeito ao Recife, porém, temos muito a contribuir. E para contribuir, precisamos estar bem informados sobre as ações que estão sendo realizadas assim como estão sendo utilizados os recursos públicos disponíveis”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (7), realizada por videoconferência.

Luiz Eustáquio reafirmou que a Comissão Especial Interpartidária foi criada no dia 19 de março para dar contribuições e sugestões ao Comitê de Crise, está “procurando fazer o melhor e visa estar junto, nas ações, com os trabalhos da Prefeitura do Recife”. O vereador lembrou que entregou um documento com 25 itens, com as contribuições dos vereadores, mas ainda não recebeu respostas sobre a aplicação prática delas. “São contribuições de vários vereadores e estamos aguardando retorno. Este poder Legislativo precisa de mais informações e mais diálogo. Há necessidade de um retorno do que propomos”, disse. Ele acrescentou que “é preciso existir um canal de comunicação mais direto da Prefeitura do Recife com os vereadores, pois sabemos que muito trabalho está sendo feito. Mas ficamos sabemos somente pela imprensa”.

O documento da Comissão Especial Interpartidária foi entregue no dia 30 de março ao prefeito Geraldo Julio, com cópia ao secretário de Planejamento, Jorge Vieira, que é o coordenador Municipal do Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus.  Entre os 25 pontos listados estão,  realizar ações específicas junto às famílias de venezuelanos, que estão em situação de pedintes no Recife; orientar o ‘consultório de rua’ a identificar doentes e fazer os devidos encaminhamentos; orientar para que os CAPS funcionem 12 horas por dia, das 7h às 19h, para possibilitar uma maior assistência; cobrar à PCR para que efetive o pagamento de cachês de artistas que trabalharam no Carnaval; garantir que o transporte público, sob a gestão do Consórcio Grande Recife, circule com a lotação máxima correspondente ao número de assentos disponíveis, mas nunca com passageiros em pé. “Muitas dessas ações podem, inclusive, estar sendo tomadas, mas não fomos informados oficialmente. Além dessas, ficamos sabendo de outras, igualmente importantes, como a inauguração de novos leitos de hospital para os pacientes de coronavírus. Tudo isso é louvável, mas infelizmente sabemos pelos jornais”, disse Luiz Eustáquio.

Em aparte, o vereador Eriberto Rafael (PP) disse que na condição de líder do Governo na Câmara vem fazendo esse canal de diálogo entre o Legislativo e o Executivo. “Eu me coloco sempre à disposição de todos os vereadores para servir, para ser esse canal. Mas há quem prefira ir direto à Prefeitura e procurar os secretários, não tem problemas, mas peço a compreensão de todos pois os secretários, no momento que um vereador ou uma vereadora os procurar, podem estar ocupados, sobrecarregados com as ações de combate à pandemia. Por isso, me usem como liderança do Governo. Eu posso facilitar o acesso a essas informações, posso trazê-las até vocês, pois sei que nós, enquanto Poder Legislativo, precisamos ter a dimensão do que está ocorrendo e também das dificuldades que o Executivo vem enfrentando para fazer o atual enfrentamento”, disse.

Outro vereador que fez aparte, Hélio Guabiraba (PSB), lembrou que os números e ocorrências do novo coronavírus estão aumentando no Recife de “maneira tão rápida e surpreendente que todos os dias apresentam uma realidade diferente”. No seu entendimento, o prefeito Geraldo Julio e os secretários estão fazendo um trabalho “competente e eficiente”, apesar da imprevisibilidade da pandemia. “Por isso, precisamos de união neste momento difícil. Precisamos entender o que está acontecendo e lutar constantemente pela união para derrotar o nosso inimigo comum, que é o vírus”.


Em 07.04.2020, às 13h40.