Luiz Eustáquio solicita insalubridade de 40% aos profissionais de saúde

Na manhã desta terça-feira (14), durante reunião ordinária por meio de videoconferência, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu o requerimento 1.087/2020, de sua autoria, solicitando que os profissionais de saúde, incluindo os agentes comunitários de saúde e endemias, recebam um pagamento adicional de insalubridade no percentual de 40%, enquanto perdurar a pandemia da covid-19.

De acordo com Luiz Eustáquio, a indicação do teto máximo de insalubridade se enquadra, pois os profissionais estão no mais alto grau de exposição à contaminação pelo vírus, portanto, afirma o parlamentar,  seria justo que eles tenham direito a receber o adicional de 40% referente à insalubridade.   “É um tema muito importante que já vem sendo discutido na Câmara Federal. Eles estão trabalhando diretamente com a covid-19 . Fazem todo um trabalho direcionado à população, acompanhando pacientes em quarentena. Os agentes precisam ter também essa proteção que está, inclusive, prevista na CLT. A contaminação pode acontecer num posto de saúde ou até em uma visita de um profissional a uma família”.

O vereador ressaltou a importância dos profissionais de saúde e solicitou que o prefeito Geraldo Julio analisasse a situação. “Eles são o exército da população recifense. Estão na linha de frente enfrentando um inimigo invisível. Precisamos dar as condições mínimas e peço ao prefeito para avaliar a questão”.

Em 14.04.20 às 14h24.