Aline Mariano pede debate sobre medidas mais duras de restrição social

A crise de saúde pública provocada pela covid-19 foi tema de um discurso da vereadora Aline Mariano (PP). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a parlamentar se mostrou preocupada com os números de mortos pela doença em Pernambuco e disse ser a favor de um debate sobre medidas mais duras de restrição social para combater o novo coronavírus. “A liberdade de ir e vir é algo básico em uma democracia. No entanto, não podemos deixar passar essa discussão”.

A reunião foi realizada por videoconferência – uma iniciativa do Poder Legislativo para diminuir o risco de contágio por vereadores, servidores e população em geral. Na sua intervenção no pequeno expediente da reunião, Aline Mariano detalhou o quadro da pandemia no Estado. “Dos 20 municípios com mais mortes no Brasil, sete estão em Pernambuco. Estamos com a rede estadual quase em colapso e vários hospitais particulares não têm mais leitos.”

A vereadora salientou que o isolamento social é apontado como a medida mais eficaz para evitar uma situação ainda mais dramática nos hospitais. “Às vezes, o remédio é amargo, mas resolve. É melhor que possamos tomar medidas duras e preservar vidas. Aqueles que não entendem isso podem sacrificar os que precisam de cuidados. País nenhum tem estrutura para suportar a quantidade de pessoas infectadas. É sério o momento em que estamos vivendo. Os nossos líderes, neste momento, são os que estudaram, os cientistas que se dedicaram.”

Ela ressalvou, entretanto, que novas medidas de restrição social precisam ser debatidas com os poderes legislativos. “Espero que a gente comece esse debate com a cabeça aberta. Deixo o meu apelo para que o prefeito do Recife, tomando essa medida, combine com os 39 vereadores.”

Em 05.05.2020, às 11h13