Câmara aprova projeto do Executivo sobre isenção de taxa de iluminação

A Câmara Municipal do Recife aprovou em primeira e segunda votações, durante reunião ordinária e extraordinária, realizadas por videoconferência, nesta terça-feira (5), o projeto de lei do Executivo nº 14/ 2020. A matéria visa isentar da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CIP) os consumidores da classe residencial enquadrados na faixa dos 80 kWh e 220 kWh, entre 1º de abril e 30 de junho de 2020. O principal objetivo da medida é aliviar as pressões financeiras geradas pela pandemia de covid-19, sobre as famílias recifenses. A medida segue para sanção do prefeito Geraldo Julio.

O projeto tramitou na Câmara em regime de urgência e foi analisado pelas Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e  Orçamento, recebendo parecer favorável dos dois colegiados. A proposta amplia a isenção, visto que as residências em que o consumo se enquadrava abaixo dos 80 kWh já são isentas de pagamento da CIP. No texto de justificativa do projeto, o prefeito Geraldo Julio ressalta que estender a isenção significa dar condições para que a parcela mais vulnerável da população enfrente a crise.

“O projeto de lei em apreço possibilita que os consumidores de energia elétrica de baixa renda, ante à ‘situação de emergência’ provocada pela pandemia de covid-19,  declarada pelo Decreto nº 33.511, de 15 de março de 2020, com graves e sérias repercussões econômicas e sociais, sejam desonerados da cobrança desta contribuição municipal, como forma de minimizar os impactos provocados e garantir condições dignas de subsistência à população mais carente durante este período”, afirma o chefe do Executivo municipal.

Após a aprovação do projeto de lei, por unanimidade,  o vereador Fred Ferreira (PSC) pediu para justificar o seu voto e agradeceu aos seus pares e Prefeitura. “Eu quero agradecer por este momento tão especial em que estamos votando e aprovando  este projeto”, afirmou o parlamentar. “Este projeto que visa beneficiar mais de 80 mil pessoas no Recife”, comemorou. Ele lembrou ainda que na última terça-feira, dia 28, apresentou um requerimento à Câmara com este mesmo conteúdo: aumentar o alcance da isenção para estes consumidores de baixa renda.

 

Em 05.05.2020, às 19h24