Chico Kiko faz alerta sobre suposto pagamento de taxa nos sepultamentos

Segundo o vereador Chico Kiko (PP), várias famílias estão tendo dificuldades para realizar os sepultamentos nos cemitérios. O parlamentar citou que ao procurar as funerárias cadastradas pela Prefeitura, os familiares estão sendo informados da necessidade do pagamento de uma taxa. O assunto foi abordado durante a reunião ordináriada Câmara do Recife, realizada por videoconferência, nesta terça-feira (5). “A taxa extra tem o valor de R$ 400 reais para a gaveta e formol”.

Chico Kiko ressaltou que a maioria das famílias não teria condições financeiras de arcar com este custo e fez um apelo à Prefeitura do Recife.  “Gostaria de fazer um apelo à gestão municipal, junto ao Procon, no sentido de fazer uma vistoria das funerárias cadastradas para saber se as taxas extras estão dentro dos parâmetros legais. Além de se tratar de uma lei de 1992, precisamos levar em consideração a pandemia, não só como o número alto de óbito, como também o aumento do desemprego.  Muitos cidadãos não recebem nem o auxílio de R$ 600 reais e não podem pagar essa taxa extra”.  A preocupação do parlamentar se dá em um momento de pandemia causada da coovid-19, em que há um aumento de óbitos por causa da doença.

Respondendo ao vereador Chico Kiko, o vereador Marcos di Bria (PSB) informou que “a Prefeitura paga todas as despesas, do traslado popular até o funeral.  Existe uma taxa extra que é opcional onde as famílias escolheriam qual é o tipo de gaveta e localização. Mas essa taxa não é obrigatória”.

Em 05.05.20 às 11h27.