05

05
Comissão Especial do Coronavírus debate ampliar isolamento

A Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), debateu, por videoconferência, a possibilidade de fechamento rigoroso de todas as atividades, ampliando o isolamento social, mundialmente conhecido como lockdown. Apesar de não haver consenso sobre o fechamento total das atividades sociais e econômicas, todos os membros do grupo foram unânimes, na manhã desta sexta-feira (08), em apontar maior rigor e fiscalização nas comunidades periféricas, para coibir a expansão dos casos de infecção, bem como a urgente necessidade de se iniciar o debate para uma volta gradual e planejada dessas atividades, com risco controlado. Também ficou acertado o convite para secretários das áreas de finanças, saúde, educação e cultura para que divulguem as ações de suas pastas.

Câmara decreta luto pela morte do ex-vereador Vicente André Gomes

Ele seguiu os passos do pai, Moacyr André Gomes, também lembrado como o “Príncipe Negro de Casa Amarela”. Dele herdou o gosto pela medicina, pela política, além do carinho e do respeito ao povo do Recife. Na noite desta sexta-feira (8), a cidade perdeu Vicente André Gomes. O médico cardiologista, que cumpriu seis mandatos como vereador e um como deputado federal. Ele morreu aos 68 anos, vítima de complicações causadas pela covid-19. A Câmara Municipal do Recife decretou luto oficial de três dias.

Comissão aprova segurança alimentar de alunos durante pandemia como atribuição da Secretaria de Educação

Os vereadores da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveram, por meio de videoconferência, uma reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (11) para discutir o parecer ao projeto de lei do Executivo nº 15/2020. A matéria visa atribuir à Secretaria de Educação do município o dever da prestação de assistência a estudantes da rede, inclusive em relação a sua segurança alimentar, durante o período de suspensão de aulas em decorrência da pandemia de covid-19. Presidido pelo vereador Aerto Luna (PSB), o grupo votou favoravelmente à proposta.

Ivan Moraes destaca programa de rádio que estaria negando a pandemia aos ouvintes

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de enfatizar, mais uma vez, a denúncia de que programas de rádio na emissora Novas de Paz estariam negando a gravidade do novo coronavírus e incentivando os ouvintes a descumprirem as normas de isolamento social. O assunto foi destacado por ele, dessa vez, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (11).

Comissão vai ampliar discussões sobre covid-19 no Recife

A Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara do Recife vai promover duas reuniões nesta semana para aprofundar o debate sobre o enfrentamento à covid-19 na capital pernambucana. Já nesta segunda-feira (11), o presidente do grupo – o vereador Luiz Eustáquio (PSB) – fez um discurso falando sobre a necessidade de discutir soluções para os problemas enfrentados pelo município. “Estamos em uma guerra. Numa guerra, você usa as armas que tem, mas busca novas armas também”, disse o parlamentar durante a reunião ordinária, realizada por meio de videoconferência.

Aderaldo Pinto agradece empresa por ação na Torre

Uma iniciativa da empresa de fornecimento de água Wasser no bairro da Torre foi tema de um discurso proferido pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) nesta segunda-feira (11), durante a reunião ordinária por videoconferência da Câmara do Recife. A ação, realizada no último sábado (9), promoveu a higienização de equipamentos públicos na comunidade da Vila Santa Luzia.

Aimée Carvalho reafirma compromisso com fiscalização das contas públicas

Ao responder questionamentos que recebeu através de suas redes sociais, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) esclareceu, durante reunião ordinária realizada por videoconferência nesta segunda-feira (11), que defende o dever constitucional do parlamentar de fiscalizar as contas públicas. “Na semana passada, eu votei contra a criação de mais uma comissão que fiscalizaria as contas da Prefeitura do Recife. Votei contra porque ela seria mais uma comissão e, no caso específico, destinada a acompanhar os gastos financeiros com as obras da covid-19. Achei desnecessário, pois nós já temos duas que fazem esse trabalho de fiscalização com muita transparência e honestidade. E eu confio nelas. São a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus e a Comissão de Finanças e Orçamento”, disse.

Michele Collins pede assistência fúnebre gratuita às famílias das vítimas da covid-19

Durante reunião ordinária realizada pelo sistema de videoconferência, na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11), a vereadora Michele Collins (PP) apresentou 12 requerimentos e destacou o de número 1387/2020. Ele dirigiu indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio; e à secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, para “unirem esforços objetivando a implantação de medida que garanta assistência gratuita aos serviços funerários” para pessoas de baixa renda vítimas do novo coronavírus (covid-19).

Presidente da Câmara faz discurso em homenagem a Vicente André Gomes

O grande expediente da reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), realizada por videoconferência, foi dedicada a uma homenagem póstuma ao ex-vereador Vicente André Gomes. Com muita emoção, os integrantes da Casa de José Mariano fizeram questão de tecer palavras ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara, falecido aos 68 anos, no último dia 8, vítima de complicações causadas pela covid-19. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), fez um discurso emocionado e solicitou um minuto de silêncio. "Vicente André Gomes encarnou, como poucos, a defesa das causas populares".

Proposta de Augusto Carreras determina desconto nas escolas

O vereador Augusto Carreras (PSB) solicitou dispensa do prazo de emendas para o projeto de lei 74/ 2020, de sua autoria, durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (11), realizada por videoconferência. A medida estabelece critérios de transparência relativos a cobrança e desconto nas mensalidades pelos estabelecimentos de ensino privado durante a pandemia da covid-19. Na proposta, o vereador argumenta que a redução dos custos operacionais - causada pela suspensão temporária das atividades presenciais, deverá ser repassada em forma de desconto para o valor das mensalidades.

Comissão Executiva propõe cancelamento do recesso parlamentar de julho

Cancelar o período de recesso parlamentar de julho de 2020. Esse é um dos principais objetivos do projeto de emenda à Lei Orgânica nº 85/2020, apresentado pela Comissão Executiva da Câmara do Recife nesta segunda-feira (11). A matéria, que deve ser votada já na terça-feira (12), faz parte dos esforços da Casa para se adequar às necessidades do estado de calamidade pública na capital, provocado pela pandemia de covid-19.

Aline Mariano quer São João virtual para garantir artistas

A exemplo de outras cidades como Caruaru e Campina Grande, na Paraíba, que vão realizar as festas juninas por meio de shows pela internet, nas conhecidas lives (ao vivo), a vereadora Aline Mariano (PP) deu entrada a um pedido junto à Prefeitura do Recife para que mantenha o calendário do São João, garantindo a sobrevivência de centenas de artistas que vivem desta festa. Ela também pediu dispensa de prazo do projeto de lei 43/2020 que trata da renegociação dos contratos das mensalidades escolares, prevendo desconto de 30% nas mensalidades enquanto durar a pandemia de coronavírus. Os assuntos foram abordados por ela durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada através de videoconferência, na manhã desta segunda-feira (11).

Vereadores prestam homenagens a Vicente André Gomes

Unanimidade entre os colegas pelo bom humor e forma democrática que sempre tratou a todos, o médido, ex-vereador, e ex-presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes, que morreu na última sexta-feira, por complicações da covid-19, recebeu homenagens emocionadas dos parlamentares. O ato se deu durante reunião ordinária na Câmara do Recife, no começo da tarde desta segunda-feira (11), por videoconferência. O ex-vereador, que também foi deputado federal, pautou a atuação do mandato na capital recifense por ações notadamente na Zona Norte, em especial Casa Amarela.

Curado da covid-19, Hélio Guabiraba volta ao trabalho na Câmara

Apesar das notícias nem sempre animadoras por causa da pandemia, a Câmara Municipal do Recife viveu um momento de alegria na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (11). Foi a participação do vereador Hélio Guabiraba (PSB), a primeira após a cura e recuperação da covid-19. Ele, a esposa e os filhos foram contaminados pelo vírus, mas hoje todos podem contar uma história vitoriosa. “Estou muito grato a Deus, em primeiro lugar, pois foi Ele quem nos concedeu esta vitória. Agradeço também a todas as pessoas, ao povo do Recife, aos vereadores e vereadoras, que colocaram os nossos nomes em orações. Muito obrigado em meu nome e de minha família”, disse.

Almir Fernando discursa em memória a Vicente André Gomes

Fazer uma homenagem ao médico, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-presidente da Câmara do Recife Vicente André Gomes. Foi com esse objetivo que o vereador Almir Fernando (PCdoB) discursou durante a reunião ordinária da Casa nesta terça-feira (12), realizada por meio de videoconferência. Vicente André Gomes faleceu na última sexta-feira (8), aos 68 anos, por complicações decorrentes de covid-19.

Chico Kiko agradece Prefeitura por resposta a demanda sobre taxas de sepultamento

Na reunião ordinária da Câmara do Recife do dia 5 de maio, o vereador Chico Kiko (PP) fez um alerta sobre a existência de uma suposta cobrança de taxas a pessoas de baixa renda por funerárias cadastradas pela Prefeitura. Nesta terça-feira (12), o parlamentar fez uso da palavra novamente para agradecer ao Poder Executivo por ter dado uma resposta a seus questionamentos. A reunião da Casa foi realizada de forma remota, por meio de videoconferência.

Ana Lúcia defende requerimentos de sua autoria relacionados à saúde

Destacar a importância de cinco requerimentos de sua autoria relativos à saúde e ao enfrentamento à pandemia de covid-19 na capital pernambucana. Foi esse o objetivo de um discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que se pronunciou durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, nesta terça-feira (12). A fazer uso da palavra, a parlamentar defendeu os requerimentos nº 1530/2020, 1531/2020, 1609/2020, 1610/2020 e 1611/2020, todos aprovados pelo plenário.

Michele Collins demonstra preocupação diante das novas medidas restritivas

Diante do anúncio do governo do estado de Pernambuco sobre as novas medidas restritivas no Recife, e em outras quatro cidades pernambucanas, que diminuirá o trânsito de veículos, aumentará a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzirá a circulação de pessoas, a vereadora Michele Collins (PP) fez um apelo ao governador, durante a reunião da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (12). “Demonstro preocupação e descontentamento com as medidas em relação às igrejas, tanto católicas como evangélicas, pois são locais de atividades fundamentais. Que o governo de Pernambuco repense e seja sensível a esta questão tão importante”.

Benjamim da Saúde enaltece Semana da Enfermagem

Entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, e o vereador Benjamim da Saúde (PSB) frisou a importância da data durante reunião realizada por videconferência, na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (12). “Hoje esta categoria é reconhecida, nesse momento de coronavírus, mas a luta pela valorização é muito antiga. Lutamos pelas 30 horas semanais e pelo piso salarial. O poder público precisa dar mais atenção a essa categoria”

Vereadora Michele Collins discute requerimentos

A vereadora Michele Collins (PP) apresentou mais de cem requerimentos na reunião ordinária desta terça-feira (12), realizada pela Câmara Municipal do Recife, através de videoconferência. Todos foram aprovados. A parlamentar, pediu destaque para 18 destas proposições. Os três primeiros requerimentos citados foram os de número 1535/2020, que pretende adotar medidas de proteção e funcionamento dos conselhos tutelares durante a pandemia de covid-19; o de número 1536/2020, que institui um plano de ação temporário para a entrega regular de remédios às pessoas com doenças crônicas usuários do SUS do Recife e o 1580/ 2020, que objetiva prestar esclarecimentos quanto às medidas que estão sendo adotadas com relação ao lixo produzido na cidade.