05

05
Hélio Guabiraba agradece Prefeitura por obras e serviços

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) tomou a palavra durante a reunião ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18) para fazer agradecimentos ao Poder Executivo por obras e serviços realizados na capital. Em seu discurso, transmitido por videoconferência, o parlamentar elogiou o trabalho da Prefeitura em comunidades da Zona Norte, bem como o empenho de lideranças dessas localidades.

Aline Mariano sugere diminuição das mensalidades escolares e adiamento do Enem

Durante pronunciamento realizado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (18), a vereadora Aline Mariano (PP) destacou dois assuntos sobre o tema educação. O primeiro citado foi um projeto de lei de sua autoria que trata da redução das mensalidades escolares durante a pandemia e o segundo tema foi defender o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para o mês de novembro.

Michele Collins parabeniza projeto Empresários por Pernambuco

Na manhã desta segunda-feira (18), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, por meio de videoconferência, a vereadora Michele Collins (PP) solicitou a discussão de seis requerimentos de sua autoria, que concedem votos de aplauso e congratulações para entidades que têm prestado serviços na área social neste momento de pandemia, bem como para empresas que idealizaram a iniciativa "Empresários por Pernambuco".

Jayme Asfora quer dar novo nome ao Procape

Para homenagear o médico cardiologista Ênio Cantarelli, falecido no dia 1º deste mês, o vereador Jayme Asfora (Cidadania) está entrando com um requerimento, ainda sem número, dando novo nome ao Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), idealizado por ele. Pela proposta defendida na manhã desta segunda-feira (18), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, o hospital passará a se chamar Procape Ênio Cantarelli.

Luiz Eustáquio pede ampliação de decreto para religiosos

O vereador Luiz Eustáquio (PSB), embora reconhecendo a efetividades das medidas do decreto do governo do Estado de enrijecimento do isolamento, conhecido como lockdown, pediu para que o decreto seja ampliado para que religiosos possam circular sem fazer parte do rodízio de veículos. Ele informou na manhã desta segunda-feira (18), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que pode constatar no final de semana a dificuldade desses grupos em prestar atendimento aos necessitados. Segundo ele, o decreto não informa sobre a placa dos carros, apenas sobre serem uma categoria essencial.

Michele Collins discute requerimentos relativos à pandemia de covid-19

Defender quatro requerimentos de sua autoria relativos à pandemia provocada pelo novo coronavírus e as regras para o seu enfrentamento. Foi com esse objetivo que a vereadora Michele Collins (PP) se pronunciou nesta segunda-feira (18), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência. Todas as proposições foram aprovadas pelos parlamentares.

Michele Collins pede mudança de protocolo para Covid-19

A vereadora Michele Collins (PP) sugeriu que o protocolo de tratamento dos infectados por coronavírus seja modificado, a exemplo de algumas experiências como a da Espanha, implantada por uma médica brasileira. A sugestão foi feita durante reunião ordinária na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (18), por videoconferência. Disse que baseou a solicitação em relatos de médicos que tem chegado até ao gabinete dela. Por isso, acha que a rede de Postos de Saúde da Família (PSF), pode distribuir remédios e fazer a triagem dos pacientes, diminuindo a superlotação dos hospitais.

Luiz Eustáquio defende testagem em massa para o novo coronavírus

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou a importância do projeto de lei 82/2020 que pretende realizar testagem em massa da população do Recife que apresentar sintomas da covid-19, principalmente os grupos de maior risco, além dos profissionais de saúde, mesmo que não estejam em estado grave de saúde. A proposição, de sua autoria, está tramitando nas Comissões da Casa e foi destacada durante a reunião ordinária, transmitida por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (18).

Ivan Moraes pede transparência para gastos com covid-19

Os gastos da Prefeitura do Recife com o enfrentamento da covid-19 na capital motivaram um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (18). Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar fez um alerta relativo à falta de transparência ao montante que pode ser utilizado no combate à pandemia por meio de dispensa de licitação.

Ivan Moraes pede saída de Bolsonaro e cobra transparência da Prefeitura do Recife

Em discurso realizado no Pequeno Expediente da reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou de três temas que considerou fundamentais para hoje (18): Ele registrou, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, que ingressou na campanha para que as provas do Enem previstas para este ano sejam suspensas; pediu o reforço do Movimento Fora Bolsonaro e reclamou do que chamou de pouca transparência na prestação de contas da Prefeitura do Recife com as despesas realizadas para o enfrentamento da covid-19.

André Régis faz discurso em desagravo à deputada Priscila Krause

O vereador André Régis (PSDB) fez discurso em desagravo à deputada estadual Priscila Krause que foi criticada após realizar, através do seu gabinete, um levantamento das despesas emergenciais (sem licitação) que a Prefeitura do Recife realizou para o plano de contingência de enfrentamento à covid-19. “As críticas foram agressivas e atingiram não somente a deputada como também todos o parlamento, cuja função é fiscalizar os gastos públicos”, afirmou o vereador, na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (18), de forma remota, através de videoconferência.

João da Costa analisa os bons indicadores do isolamento mais rígido em Pernambuco

A partir dos bons resultados obtidos em Pernambuco com o distanciamento social mais rígido adotado desde o dia 16, o vereador João da Costa (PT) anunciou que os resultados do isolamento foram positivos, pois atingiu 53,8% da população na Região Metropolitana e 66% no Recife. “O indicador foi muito bom e se mantivermos esses percentuais vamos sair mais rápido do atual momento do pico. Defendo o isolamento, se sairmos mais cedo do pico, será bem melhor”, disse o parlamentar na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (18), de forma remota, por videoconferência. A partir dos resultados, ele propôs uma avaliação de diversos temas correlacionados com o combate à pandemia do coronavírus no Brasil.

Vereadora diz que sofre agressões nas redes sociais porque comissão interna não foi criada

A vereadora Aline Mariano (PP) denunciou que vem sofrendo agressões virtuais e desrespeitosas, através das redes sociais, desde que o plenário da Câmara Municipal se manifestou contrário à formação de uma nova comissão interna para acompanhar os gastos da Prefeitura do Recife no enfrentamento da covid-19. “Quero esclarecer que jamais fui contra a nossa atribuição parlamentar de fiscalizar as contas públicas. Essa é nossa competência, a nossa obrigação e sou a favor da transparência. Quero dizer também que não votei contra a criação da nova comissão temporária. Mas, entendo que os colegas compreenderam a importância de uma outra que já vinha funcionando com esse objetivo”, disse a vereadora, na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (18), de forma remota, por videoconferência.

Ivan Moraes aborda edital de programas para a Rádio Frei Caneca

Discutir a necessidade da assinatura dos contratos e o pagamento dos 44 programas selecionados em edital de ocupação da grade da Rádio Frei Caneca FM, da Prefeitura do Recife. Foi este um dos assuntos do pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (18). Ele destacou o requerimento de sua autoria de nº 1691/ 2020 que trata do tema e também abordou a questão dos cachês atrasados dos artistas que se apresentaram no carnaval.

Chico Kiko diz que mais pobres pagam preço da desorganização do Governo Federal

O vereador Chico Kiko (PP) lamentou que os efeitos sociais da pandemia da covid-19, no Brasil, são mais graves para a parcela mais vulnerável da população. “Os mais pobres, além de enfrentar o temor com a doença em si, agora estão sofrendo por causa do pagamento desorganizado do auxílio emergencial fornecido pelo Governo federal”, disse, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira, (19), de forma remota, por videoconferência.

Natália de Menudo defende adiamento das provas do Enem

A vereadora Natália de Menudo (PSB) defendeu o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, previsto para acontecer no final do ano. “Se as provas acontecerem, os estudantes provenientes das escolas da rede pública sairão prejudicados, pois vão concorrer com pessoas em situação privilegiada. A grande maioria não tem acesso a livros ou à internet para assistir a aulas à distância e se preparar para os testes”, alertou, na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada na manhã desta terça-feira, (19), de forma remota, por videoconferência.

Aimeé Carvalho pede atenção para idosos

Para atender a demandas que chegam ao seu gabinete de trabalho e por fazer parte do Conselho Municipal de Idosos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) pediu atenção redobrada com esse grupo social que mora em Instituições de Longa Permancência para Idosos (ILPI). Ela disse na manhã desta terça-feira (19), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que os idosos estão adoecendo. Pior ainda. A maioria não está sendo tratada em isolamento e está sem internação. “Estou buscando uma reunião com o Conselho do Idoso e a Secretaria de Saúde para resolver o problema”.

Ivan Moraes denuncia falta de EPIs em terceirizadas

O vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou a precariedade na distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços à Celpe e à Autarquia de Manutenção de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Ele disse durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (19), transmitida por videoconferência, que tem recebido inúmeras denúncias e fotos de trabalhadores que estão trabalhando sem a devida proteção ao novo coronavírus.

Aderaldo Pinto sugere antecipação de feriados

A Região Administrativa quatro (RPA IV), com grande número de pessoas infectadas pelo coronavírus, necessitando com urgência de fiscalização da Guarda Municipal para conter as aglomerações naquelas comunidades. A denúncia foi feita na manhã desta terça-feira (19), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB). Ele também sugeriu a antecipação de feriados, a exemplo de São Paulo.