06

06
Almir Fernando volta a cobrar abastecimento de água na Zona Norte

O vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que, durante esse período da pandemia de covid-19, diversas comunidades da Zona Norte do Recife estão sendo abastecidas por carros-pipas, mas insistiu na necessidade de as famílias residentes nas áreas receberem a água através das torneiras. “Reconhecemos o investimentos e os esforços que estão sendo feitos pelo Governo do Estado, através do escritório da Compesa em Dois Irmãos, mas a população requer mais atenção”, disse, na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira, (1º), por videoconferência.

Luiz Eustáquio repercute ações de sanitização em bairros da capital

Duas localidades nos bairros de Dois Unidos e Santo Amaro foram alvo de ações de sanitização promovidas pelo mandato do vereador Luiz Eustáquio (PSB) no último fim de semana. O parlamentar repercutiu o assunto durante a reunião ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º). Na ocasião, ele disse que o trabalho visa auxiliar o enfrentamento à pandemia de covid-19.

Fred Ferreira defende realização de aulas da rede pública pela televisão

O vereador Fred Ferreira (PSC) fez defesa de três requerimentos de sua autoria durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º). Um deles foi o de número 2108/2020, que dirige apelo ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para que as aulas da rede municipal de ensino sejam inseridas na programação da TV aberta. “Vi esta ideia em Caruaru, sei que ela está dando certo, e agora estou sugerindo para que seja adotada aqui no Recife”, disse.

Ivan Moraes repercute reunião sobre setor cultural

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu a reunião realizada na semana passada com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, sobre a questão de pagamentos de cachês aos artistas que se apresentaram no carnaval. “Infelizmente, trago notícias não boas. Dos R$ 41 milhões destinados aos serviços culturais empenhados, agora é que chegaram aos R$ 12 milhões pagos”. O assunto foi abordado por ele nesta segunda-feira (1º), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência.

Rodrigo Coutinho destaca projeto sobre Semana do Ambientalismo Consciente

Foi aprovado em primeira discussão, na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião ordinária transmitida por videoconferência, o projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD) que institui na cidade a "Semana do Ambientalismo Consciente”. Segundo a proposição, o evento será realizado, anualmente, na semana que compreende o dia 5 de junho, data que coincide com o Dia Mundial do Meio ambiente. “A questão ambiental, para mim, tem sido de extrema importância porque trata da conscientização a respeito da sobrevivência e melhor qualidade de vida. Acredito que o projeto é bastante pertinente para a nossa cidade”.

Projeto de lei de Michele Collins denomina ciclovia Josias Albuquerque no centro do Recife

Foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei número 34/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que denomina de Ciclofaixa Professor Josias Albuquerque a rota ciclável existente nas ruas Bispo Cardoso Ayres e Treze de Maio, nos bairros Soledade e Santo Amaro, no município do Recife. A aprovação ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º).

Michele Collins quer campanha para abastecimento de bancos de leite humano

A situação dos bancos de leite humano do Recife durante a pandemia de covid-19 preocupa a vereadora Michele Collins (PP). Nesta segunda-feira (1º), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, ela afirmou que o estoque do leite materno da capital está baixo. O Poder Legislativo aprovou na ocasião o requerimento nº 2086/2020, de autoria da parlamentar, que pede à Secretaria de Saúde municipal a realização de campanhas para estimular a doação de leite humano durante o período da pandemia.

Luiz Eustáquio enfatiza reunião com secretários e reforça papel dos parlamentares

Na próxima quarta-feira (3), às 16h, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), programou uma reunião por videoconferência, com representantes de duas secretarias do Recife: Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano. O presidente do colegiado frisou a importância do debate durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, por meio remoto, nesta segunda-feira (1º). “Queremos debater as futuras medidas de reabertura do comércio, por exemplo, mas que essas decisões não causem doenças às pessoas. Temos que ter muito cuidado, pois estamos em um momento difícil diante do novo coronavírus. Tem que ser um plano ligado à saúde, e não somente econômico", disse Eustáquio.

Ivan Moraes divulga criação do Observatório Popular de Direitos Humanos

O vereador Ivan Moraes (PSOL) divulgou a criação do Observatório Popular de Direitos Humanos (OPDH) em Pernambuco, ocorrido na semana passada, que segundo ele reúne cerca de 30 organizações e movimentos sociais. “Ele foi criado sob a influência do decreto estadual 49.071, de 11 de maio, que instituiu o lockdown. E vai funcionar como um canal para denúncias de ações da gestão pública que possam representar violações aos direitos humanos, assim como para dar voz a organizações sociais e outras entidades da sociedade organizada para o comitê de enfretamento à pandemia do covid-19”, afirmou, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, nesta segunda-feira (1º).

Ana Lúcia defende Semana de Conscientização e Combate aos Crimes Cometidos por meio da Internet

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (1º), em primeira discussão, o projeto de lei nº 32/2020, que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização e Combate aos Crimes Cometidos por meio da Internet. Antes da votação, que aconteceu por meio de videoconferência, a autora da proposta – a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez uso da palavra para tratar do tema. “A falsa sensação de anonimato e de não punição tem levado milhares de pessoas a usar a internet de maneira ilegal”, disse a parlamentar.

Chico Kiko pede anulação de aumento de energia e parcelamento sem juros do IPVA

O vereador Chico Kiko (PP) pediu atenção a dois assuntos que abordou durante a reunião ordinária desta segunda-feira (1º), transmitida por videoconferência, na Câmara Municipal do Recife: a suspensão do reajuste da conta de energia elétrica e o parcelamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), através de boleto e sem juros. Ele justificou que tem recebido muitas mensagens de pessoas que relatam dificuldades financeiras e lembrou do difícil momento econômico que passa o país, com a pandemia da covid-19.

André Régis avalia atuação da Prefeitura contra covid-19

“Se fôssemos fazer uma avaliação final da gestão para o trato da pandemia, a minha nota seria de reprovação”. Com essas palavras, o vereador André Régis (PSDB) deu sua opinião sobre a condução do Executivo municipal no enfrentamento da crise da covid-19 na capital pernambucana. O parlamentar fez um discurso sobre o tema nesta segunda-feira (1º), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, que aconteceu por meio de videoconferência.

Ana Lúcia quer cartilha digital para Síndrome de Tourette

Uma cartilha digital para dar publicidade e esclarecimentos sobre uma síndrome ainda pouco conhecida e de nome aparentemente difícil. Trata-se da Síndrome de Tourette, em que os portadores desenvolvem tiques nervosos involuntários, em virtude de comandos cerebrais não controláveis. Por isso, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) solicitou, na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, à Secretaria de Educação, através do requerimento 2073/2020, que disponibilize a versão digital da cartilha sobre Síndrome de Tourette e prevenção ao bullying, nas escolas da rede municipal de ensino.

Ana Lúcia propõe Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao AVC

Criar o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Recife, através de uma série de atividades para esclarecimento sobre a doença, faz parte da preocupação da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Por isso, ela elaborou projeto de lei número 24/ 2020, propondo a criação desse dia no calendário oficial de eventos da cidade. A proposição foi aprovada em primeira discussão, na manhã desta segunda-feira (1º), na reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência.

Goretti Queiroz sugere proibição de fogueiras e fogos no período junino

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, no início da tarde desta segunda-feira (1º), a vereadora Goretti Queiroz (PSB) anunciou, por meio de videoconferência, que encaminhou um requerimento ao prefeito Geraldo Julio propondo a proibição e a suspensão das fogueiras nos bairros do Recife, de forma educativa, no período junino. “Pedimos para que a população não faça fogueiras e nem solte fogos de artifício. Com essa grande pandemia, estamos com emergências lotadas nos hospitais. Os fogos causam muitas queimaduras e a fumaça provoca asma, fatores que levam pessoas às unidades de saúde”.

Jayme Asfora quer divulgação diária do número de leitos utilizados

O vereador Jayme Asfora (Cidadania) voltou a cobrar mais transparência da Prefeitura do Recife no que se refere ao uso de verbas para o combate ao novo coronavírus. Ele disse no início da tarde desta segunda-feira (1º), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que não há clareza no número de leitos usados para UTIs. Por isso, ele elaborou o requerimento 2076/2020, com pedido de informação à Prefeitura e à Secretaria de Saúde para que sejam divulgados, diariamente, no site da instituição, boletins epidemiológicos com informações sobre os leitos de enfermaria e de UTI utilizados em decorrência da pandemia da covid-19.

Vereadora cobra prazo de reabertura dos templos religiosos

A vereadora Michele Collins lamentou que o plano de reabertura das atividades econômicas e de convivência com a covid-19, anunciado segunda-feira (1º), pelo governador Paulo Câmara, não prevê a reabertura dos templos religiosos. “É uma pena que o documento apresentado à sociedade não toca, em nenhum momento, nos interesses das organizações religiosas. Não há uma palavra sequer sobre esse assunto. Não queremos que os templos abram de imediato, mas pelo menos que se diga quando ou como eles serão reabertos”, afirmou a vereador na reunião realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (2), na Câmara do Recife.

Chico Kiko pede providências para setor cultural

Em reunião com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, e ainda participando de debates com diversos profissionais que atuam no seguimento cultural, o vereador Chico Kiko (PP) reforçou a necessidade de tomar providências para o setor. Segundo ele disse durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (2), os artistas e todos que atuam na área estão prejudicados com a paralisação dos trabalhos em virtude da pandemia.

Rinaldo Junior comemora climatização de Escola Educador Paulo Freire

A climatização e requalificação de alguns espaços da Escola Municipal Educador Paulo Freire, no Ipsep, foi tema de um discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta terça-feira (2). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, ele relatou ter constatado a necessidade de melhorias na unidade em fevereiro deste ano. Com o atendimento da demanda, o parlamentar fez questão de se pronunciar para elogiar a Prefeitura.

Ivan Moraes acha prematura reabertura econômica

O vereador Ivan Moraes (PSOL) considerou prematura a reabertura econômica programada pelo Governo do Estado, com o lançamento do Plano de Convivência com a Covid-19. Ele disse na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (2), por videoconferência, que na semana passada o secretário de Saúde da cidade, Jailson Correia, foi peremptório ao afirmar que ainda não havia indicadores seguros para uma volta à normalidade.