Ana Lúcia propõe Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao AVC

Criar o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Recife, através de uma série de atividades para esclarecimento sobre a doença, faz parte da preocupação da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Por isso, ela elaborou projeto de lei número 24/ 2020, propondo a criação desse dia no calendário oficial de eventos da cidade. A proposição foi aprovada em primeira discussão, na manhã desta segunda-feira (1º), na reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência.

Ela disse que, de acordo com o Ministério da Saúde, quanto mais cedo o diagnóstico do AVC mais chance de recuperação. Segundo ela, a prevenção é fundamental para contribuir com a queda no número de casos. Informou que o AVC é a segunda causa de mortes no país e a terceira em afastamentos do trabalho.  “Antes, a faixa etária de acidente  vascular cerebral era de 60 anos em média, agora, a idade caiu muito, para cerca de 45 anos”.

O projeto de lei propõe que a data seja marcada no dia 29 de outubro de cada ano. Dentre os objetivos  propostos: prestar informações, promover debates,  estimular pesquisas, bem como a realização de palestras e ações educativas – destinadas a incentivas a sociedade a adotar medidas de prevenção à doença.

Ana Lúcia ressaltou, ainda,  a necessidade de enfatizar o assunto para  educar as pessoas no sentido de levarem uma vida mais saudável. “Muitos não sabem que a adequação dos costumes de vida diária é essencial para a prevenção do AVC”. Ela citou como exemplo, medidas simples que devem se adotadas por todos. “Praticar atividades físicas regularmente, beber bastante água, adotar uma alimentação saudável, bem como ter um acompanhamento médico de rotina”.

Em 01.06.2020