Goretti Queiroz sugere proibição de fogueiras e fogos no período junino

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, no início da tarde desta segunda-feira (1º), a vereadora Goretti Queiroz (PSB) anunciou, por meio de videoconferência, que encaminhou um requerimento ao prefeito Geraldo Julio propondo a proibição e a suspensão das fogueiras nos bairros do Recife, de forma educativa, no período junino. “Pedimos para que a população não faça fogueiras e nem solte fogos de artifício. Com essa grande pandemia, estamos com emergências lotadas nos hospitais. Os fogos causam muitas queimaduras e a fumaça provoca asma, fatores que levam pessoas às unidades de saúde”.

Goretti Queiroz fez questão de parabenizar o prefeito da cidade de Bezerros pela proibição de fogueiras na localidade. “Na cidade de Bezerros, por exemplo, o prefeito Breno Borba decretou a proibição das fogueiras, com multa e responsabilidade criminal aos que descumprirem o decreto. Quero parabenizar o prefeito. E nossa intenção, aqui na Câmara, é a de ajudar as pessoas com problemas de saúde, autistas, asmáticos, idosos, além de proteger os animais e o meio ambiente de forma geral”.  

Os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PP) e Michele Collins (PP) pediram aparte à vereadora Goretti Queiroz. Ambos parabenizaram a iniciativa da parlamentar. “A questão de não acender as fogueiras terá um pouco de resistência, mas, por outro lado, é uma prevenção já que causa muita fumaça e muitas crianças sofrem de cansaço respiratório”, disse Maguari. Já Michele Collins lembrou que houve uma proposição semelhante na Assembleia Legislativa e que seria muito positivo se o governador atendesse ao pleito. “No dia 9 de abril, o deputado Cleiton Collins propôs que o governo não permitisse o uso de fogueiras esse ano, e ele foi taxado injustamente como uma pessoa que queria impedir o São João. Seria muito bom que o governador atendesse a esse pleito até porque o coronavírus está em um período crítico da interiorização. Sabemos que nas cidades do interior do nosso Estado a tradição é muito forte”.

Goretti Queiroz também levantou um segundo tema em seu discurso. Ela denunciou que gatos foram encontrados envenenados em um mercado da cidade. “Dez gatos foram encontrados envenenados no Mercado da Encruzilhada. Gostaria de solicitar as imagens das câmeras para identificar esses criminosos. A denúncia já foi feita à polícia do meio ambiente".

 Em 01.06.20 às 13h17.