06

06
Renato Antunes critica falta de menção a locais de culto em plano de reabertura

Na última segunda-feira (1º), o Governo do Estado anunciou um plano de reabertura para a economia pernambucana, após o período de quarentena mais rígida imposto desde o dia 16 de maio para conter o avanço do novo coronavírus. Na reunião ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), realizada por meio de videoconferência, repercutiu a falta de menções do plano ao funcionamento de templos e outros locais de culto. O vereador Renato Antunes (PSC) foi um dos parlamentares a criticar o fato.

Luiz Eustáquio faz alerta sobre processo gradual de reabertura da economia

Presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) alertou que o êxito do processo gradual de reabertura da economia, que foi anunciado pelo governador Paulo Câmara, dependerá de pelo menos três fatores neste momento: testagem em massa dos setores que serão liberados em cada uma das 11 fases, definição de funcionamento dos transportes coletivos e uma campanha de conscientização da população sobre o que deve funcionar. “Sei que o processo será gradual e não estou questionando se a reabertura é precoce ou não. O que defendo é que as ações sejam acompanhadas de iniciativas para preservar a vida humana, que é a nossa preocupação”, disse, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (2).

Hélio Guabiraba agradece obra emergencial em PSF da Vila Aritana

O posto de saúde localizado na Vila Aritana, pertencente ao Distrito Sanitário VII, bairro da Guabiraba, receberá reforma emergencial e a notícia foi comemorada pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota nesta terça-feira (2). “Gostaria de parabenizar o prefeito Geraldo Julio; o secretário de Saúde, Jailson Correia, e também a gerente do Distrito, doutora Renata, pelo atendimento do pleito”.

Ana Lúcia debate cronograma de retomada das atividades do governo do estado

A notícia de que o Governo de Pernambuco lançou o “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19”, determinando a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado, preocupou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A parlamentar levantou a questão durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, nesta terça-feira (2). “Externo minha preocupação porque da mesma forma que iniciamos o isolamento tempos atrás, com as informações chegando de forma tardia nas comunidades, não foi pensado em como alcançar esses trabalhadores que não têm condições de ficar um dia sequer sem trabalhar”.

Rodrigo Coutinho comenta relaxamento de quarentena para a construção civil

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) proferiu um discurso nesta terça-feira (2) para abordar o plano de abertura da economia pernambucana, após o período de quarentena mais restrita imposta no Estado entre os dias 16 e 31 de maio. Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, o parlamentar comentou em especial a situação da construção civil. De acordo com ele, as propostas de liberação para o setor ainda são insuficientes para atender os anseios do setor.

Ivan Moraes critica reabertura e diz que não há base científica

“Enquanto a curva de contaminação pelo novo coronavírus continuar ascendente, como é o caso na Região Metropolitana do Recife, e sem base científica, a reabertura é prematura e perigosa”. Palavras do vereador Ivan Moraes (PSOL) ditas na manhã desta terça-feira (2), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência. Ele citou o Boletim de número 8, do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste para a covid-19, composto por renomados cientistas, que afirma de forma contundente que não há base científica para a reabertura de setores da economia e da sociedade.

Comissão de Planejamento Urbano discute Plano de Convivência com a Pandemia

Presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (2) uma reunião com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, para tratar do Plano de Convivência com a Pandemia desenvolvido pela organização para a Prefeitura do Recife. Por meio de videoconferência, vereadores da Casa puderam tirar dúvidas sobre os dados coletados pelo Porto Digital e que vão servir para orientar uma matriz de abertura econômica da cidade em meio à crise provocada pela covid-19.

Educação aprova projeto para contratar artistas locais em shows virtuais no ciclo junino

Dois projetos de lei foram aprovados e dois outros distribuídos, durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizada na tarde desta quarta-feira (3), por meio de videoconferência. Um dos que recebeu parecer favorável foi o PLO 70/ 2020, da vereadora Aline Mariano (PP), que estabelece a contratação de artistas locais, economicamente afetados pela pandemia do novo coronavírus, para a realização de shows virtuais durante o ciclo junino no Recife. A presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), conduziu o encontro que foi acompanhado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e por Hélio Guabiraba (PSB).

Secretário municipal explica Plano de Convivência com a Pandemia no Recife

O Plano de Convivência com a Pandemia, que terá como objetivo a reabertura das atividades econômicas no Recife, foi a base dos debates da reunião realizada pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme Calheiros. Ele garantiu que o plano específico do Recife será apresentado na próxima semana, depois que forem ouvidos os setores empresariais e associações, e estiverem definidos todos os protocolos de cada setor. “A flexibilização das atividades será gradual e levará em conta todas as atividades que classificamos com base nas gerações de empregos e de renda, sendo avaliado também o grau de risco de contaminação de cada uma delas”, informou. A reunião ocorreu de forma remota na tarde desta quarta-feira (3), e foi transmitida por videoconferência pelo site da Câmara.

Legislação aprova a criação de fundo específico para casos de emergência na saúde

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB), aprovou cinco projetos de lei, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (4), por videoconferência. Dentre as medidas aprovadas, está o projeto de lei do Executivo número 16/ 2020 que autoriza a criação, no Plano Plurianual, de objetivo específico relacionado ao combate de situações de emergência, como epidemias e pandemias, e a criação de ação orçamentária específica, em favor da Secretaria de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.

Comissão de Direitos Humanos discute tratamento precoce para covid-19

O atendimento a pacientes com os primeiros sintomas de covid-19 foi tema de uma reunião promovida pela Comissão de Direitos Humanas e Cidadania da Câmara do Recife nesta quinta-feira (4). Por meio de videoconferência, o grupo – que é presidido pela vereadora Michele Collins (PP) – reuniu médicos defensores da existência de um protocolo de atendimento precoce da infecção no município.

Comissão de Segurança Cidadã analisa e aprova 12 projetos de lei

Foi aprovado hoje pela Comissão de Segurança Cidadã e agora depende de votação no plenário da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei ordinária número 308/2019, que dispõe sobre a concessão do porte de armas de fogo pelo efetivo da Guarda Municipal do Recife. O colegiado se reuniu na manhã desta sexta-feira (5) de forma remota, por videoconferência, e deu pareceres favoráveis a outros 11 projetos de lei, além desta matéria legislativa, que estavam dependendo da análise dos relatores.

Finanças e Orçamento aprova PLE 16/ 2020 e mais cinco projetos

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta sexta-feira (5), por videoconferência. Na ocasião o colegiado, presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PP), analisou oito proposições, concedendo parecer favorável a seis projetos de lei, dentre estes, o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 16/ 2020, que tramita em regime de urgência. Participaram também os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Aimée Carvalho (PSB).

Aimée Carvalho destaca trabalho de igrejas durante pandemia

As ações de igrejas evangélicas durante a pandemia de covid-19 foi tema de um discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) proferido nesta segunda-feira (8). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, a parlamentar enalteceu as iniciativas assistenciais da denominação a que pertence, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Chico Kiko anuncia que obras do Hospital do Idoso estão em fase final

O vereador Chico Kiko (PP) disse que realizou, na semana passada, uma visita às obras de construção do Hospital Governador Eduardo Campos da Pessoa Idosa, que está em fase de conclusão no bairro de Areias. “Eu fiz a visita na condição de vereador representante da Zona Oeste nesta Câmara. Fiquei muito feliz ao constatar que aquela obra deverá ser entregue à população ainda na primeira semana do mês julho, conforme estava planejado desde o início. A previsão de entrega era realmente o segundo semestre deste ano e portanto está absolutamente dentro do prazo”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência.

Ivan Moraes comenta flexibilização de quarentena e edital para artistas

Os planos de retomada das atividades econômicas durante a pandemia de covid-19 em Pernambuco e no Recife foram alvos de críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (8), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, a reabertura coloca em risco populações mais vulneráveis. Na ocasião, Moraes também comentou o lançamento, pela Prefeitura, de um edital de 1,6 milhão para contratar artistas para apresentações virtuais durante os festejos juninos.

Goretti Queiroz apela para governador proibir fogueiras e fogos juninos

A vereadora Goretti Queiroz (PSB) fez um apelo para que o governador Paulo Câmara acate a recomendação do Ministério Público de Pernambuco no sentido de estender para todos os municípios do Estado a proibição de vendas de fogueiras e fogos de artifício no período junino. “Esta proibição já está valendo para o Recife e partiu de uma decisão do prefeito Geraldo Julio, que foi sensível a um requerimento de minha autoria, o de número 2441, aprovado pelo plenário desta Câmara, em que peço essa proibição. A participação do governador é importante para autorizar a Polícia Militar no acompanhamento dos trabalhos de proibição”, ressaltou, na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência.

Helio Guabiraba destaca voto de aplauso ao secretário Jailson Correia

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) elaborou o Requerimento nº 2470/2020, formulando voto de aplauso e congratulações ao Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, pela conduta de enfrentamento à pandemia de covid–19. O parlamentar deu destaque ao documento, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência nesta segunda-feira (8). Vários parlamentares parabenizaram a iniciativa e a proposição foi aprovada por unanimidade.

Luiz Eustáquio pede testagem de profissionais do futebol para covid-19

Presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu nesta segunda-feira (8) a testagem em massa dos profissionais ligados à prática do futebol no estado. Segundo o parlamentar afirmou, durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, essa é uma forma de proteger atletas e equipes de apoio. O futebol profissional deve retomar seus treinos a partir do dia 15 de junho, de acordo com plano de retomada econômica do Governo de Pernambuco.

Aline Mariano comemora realização de lives para beneficiar artistas locais

A vereadora Aline Mariano (PP) comemorou a notícia de que o requerimento de sua autoria foi contemplado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) que anunciará a realização de “lives” para garantir trabalho e rendas para os artistas recifenses durante o período dos festejos juninos. “Hoje é um dia de comemoração e alegria. Esta iniciativa nasceu aqui, na Câmara do Recife, e com certeza, seremos uma referência para muitas cidades”, disse a parlamentar na reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência. Aline observou que o anúncio dos shows virtuais será feito em entrevista coletiva a ser realizada pelo presidente da FCCR, Diego Rocha. “É preciso dizer que esta é uma vitória não só para os artistas locais, mas também para toda a cadeia cultural que está envolvida nesse processo. É uma vitória também desta casa legislativa, pois o requerimento foi aprovado neste plenário e, portanto, foi daqui que surgiu essa sugestão importante”.