Aline Mariano anuncia requalificação de quiosques da orla

A vereadora Aline Mariano (PP) anunciou aos vereadores a requalificação dos 60 quiosques da orla de Boa Viagem, Pina, e Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Ela disse na manhã desta segunda-feira (6), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que essa luta já dura mais de dois anos e que o decreto municipal para revitalização de todos os quiosques saiu recentemente. A parlamentar fez questão de dizer que o o projeto é inovador e ousado, discutido e aprovado pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), e não terá custo para a Prefeitura da cidade.

Aline Mariano frisou que a presidente da Associação, Josi Miranda, bem como Zezinho do Coco e os membros associados aprovaram o projeto apresentado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. Segundo ela, nos próximos dias, o secretário João Braga fará o anúncio dos detalhes à imprensa. “Não se trata de um puxadinho ou um arrumadinho, mas da requalificação geral dos quiosques que terão apresentação arrojada e ousada. Estamos falando de um dos principais cartões postais da cidade”.

A vereadora lembrou que, nos últimos dois anos, ela realizou diversas reuniões com a Prefeitura e com os quiosqueiros, além de audiências públicas na Câmara para discutir o assunto e, finalmente, o projeto saiu do papel. Destacou a luta dos quiosqueiros e os problemas vividos pelo fechamento das barracas, por conta do novo coronavírus.  Disse, ainda, que os três quiosques que foram alvo de vandalismo recentemente, serão recuperados.

Aline Mariano afirmou que vai solicitar que a barracas sejam reabertas, respeitando os limites do decreto estadual, sem cadeiras e sem venda presencial de bebidas no local. “Essas medidas passam por um  decreto estadual. Eu já solicitei ao secretário chefe da Casa Civil,  José Neto, para que os quiosqueiros possam reabrir os seus negócios em segurança”.

 Parceira público-privada para requalificação – Ainda durante a reunião desta segunda-feira, a vereadora Aline Mariano voltou a abordar a requalificação dos 60 quiosques na orla da Zona Sul do Recife. Durante  o grande expediente da reunião, ela deu mais detalhes do projeto e afirmou que as obras serão realizadas por meio de Parceria Público- Privada (PPP).

“Quero ressaltar o papel importante da Associação e a importância da nossa  luta na reconstrução de um espaço que fomenta o turismo, que dá oportunidade aos comerciantes, aos ambulantes que fazem da praia de Boa viagem um dos nossos principais cartões postais”.  Outro ponto positivo destacado por ela foi a parceria com o Sistema “S” -  que proporcionou cursos de qualificação e aprimoramente aos quiosqueiros. A parlamentar acredita que assim será realizado pelos proprietários um serviço de atendimento mais aprimorado ao turista e ao público que escolhe passear na orla.

 

Em 06.07.2020 às 11h20.