Comissão de Planejamento debate reabertura de bares e restaurantes

Primeiro do nordeste em gastronomia, Pernambuco está sofrendo com o fechamento de bares e restaurantes em virtude da pandemia. Por isso e preocupada com a reabertura segura dos estabelecimentos do setor, a Comissão de Planejamento de Urbano e Obras, da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), recebeu na tarde desta segunda-feira (6), através de videoconferência, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), André Araújo, para debater a volta do setor que está aguardando sinal verde do Governo do Estado. Ele informou que a entidade já tem protocolo sanitário próprio e que vem, em parceria com o Sebrae, realizando treinamento com funcionários para a volta gradual e segura, e por isso há um sentimento de frustração por não ter reaberto já a partir desta segunda, como estava previsto.

André Araújo listou que itens do protocolo como demarcação de filas, distanciamento de cadeiras, uso de máscaras e de álcool gel a 70%, além da capacidade de lotação em 50%. Para ele, o adiamento significa menos faturamento e mais desemprego. “Segundo o Sebrae e a Receita Federal, em levantamento feito no mês de abril, em Pernambuco nós temos 17.300 estabelecimentos. Mas,  acreditamos que por conta de todo este quadro que estamos vivendo, estamos com pelo menos  25% a menos desse total”.

O presidente da Abrasel pontuou que a entidade tem  comissão de saúde, com padrão igual em todo o país, que norteia a forma de atuar, e que o setor sofre com a dificuldade de financiamento que não chega na ponta. “Uma cartilha foi entregue ao governo do Estado preconizando as condições para a volta. Estamos vendo a desintegração do todo o setor”. Ele citou ainda o site da instituição ( www.redeabrasel.com.br) onde o empreendedor pode tirar dúvidas e  encontrar uma série de dicas de como administrar seu capital. Disse, ainda, que está preocupado com a reabertura, mas também com a retomada do setor que vai levar um tempo. Há segundo ele enorme burocracia o que entrava mais ainda o processo e que retomada e reabertura são dois momentos distintos.

Rodrigo Coutinho salientou que vale lembrar, inclusive,  que a maioria dos garçons e garçonetes ganham os 10%  durante o trabalho, no atendimento às mesas.  “A Comissão se preocupa também com o trabalhador  que recebe 10% sobre a produção e está em casa sem faturar”. Ele também abordou as perguntas feitas pelos internautas durante a transmissão da reunião.

André Régis (PSDB) disse que vai fazer requerimento com voto de aplauso à Abrasel e suas seccionais, mas alertou que o segmento congrega milhares de pessoas, cujas famílias estão prejudicadas. Ele disse que a Abrasel é muito bem estruturada e organizada, administrada com profissionalismo.Destacou ainda que uma de suas preocupações é com os restaurantes self-service, que atendem público de menor poder aquisitivo e estão fechados.

Gilberto Alves (Republicanos) pontuou que vem se envolvendo com o setor já há algum tempo e que a reabertura do setor precisa acontecer, mas preocupa a falta de controle e fiscalização como ocorreu em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde se formaram aglomerações. “Preocupa o horário de funcionamento de bares e o de restaurantes, que são operações diferentes. Importante tomar cuidados na reabertura para que, mais adiante, o setor não tenha que fechar de novo”. Segundo ele, a sobrevivência desses trabalhadores está ameaçada e por isso precisa de um horizonte.

Em 06.07.2020 às 16h48.