Fred Ferreira aprova requerimentos em defesa de bicicletários

O vereador Fred Ferreira (PSC) apresentou cinco requerimentos, que foram aprovados, pedindo a implantação de bicicletários em diversos pontos do Recife. Ele discutiu duas destas propostas, as de número 3213 e 3217/2020, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para viabilizar estudos para a implantação dos bicicletários nos museus, Casa da Cultura do Recife, nas instituições de ensino público, nos mercados públicos, nos hospitais e unidades básicas de saúde e nas praças públicas do Recife. “Termos uma malha cicloviária é importante e para mim ela está em primeiro lugar. Mas, só faz sentido falarmos nesse tema se o poder público fizer, paralelamente, a implantação de bicicletários”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (6), de forma remota, por videoconferência.

Ao discutir os requerimentos, Fred Ferreira lembrou que tem dedicado o seu mandato de vereador a lutar “pelo verdadeiro modal, que é a bicicleta, pois muitas capitais brasileiras estão fazendo grandes investimentos em defesa de adotar a bicileta como meio de transportea”. Ele ressaltou que o debate ganha importância “neste momento de pandemia, quando a população se vê obrigada a usar um transporte público cada vez mais lotado, sujeitando-se ao perigo da contaminação”. O vereador observou que, preocupado com essa questão, já apresentou e aprovou diversos requerimentos pedindo a construção de ciclovias e ciclofaixas em grandes avenidas do Recife. “Já solicitei a instalação das ciclovias para as avenidas Caxangá, Norte, Recife, entre outras, para permitir que as pessoas se desloquem de bicicletas para o centro da cidade e desafoguem o transporte coletivo”, afirmou.

Fred Ferreira reforçou que as ciclovias são importantes “para evitar o perigo do dia a dia”, mas que elas de nada valem sem os bicicletários. “Trago como exemplo o que vem acontecendo no metrô do Recife. Muitas pessoas, da Zona Sul, são obrigadas a pegar metrô e por isso alugam espaços em casas nas proximidades das estações. Tudo isso para ter onde guardar suas bicicletas, pois o metrô do Recife não dispõe de bicicetários. Isso é uma grande deficiência”, obervou. Ele entende que até mesmo a iniciativa privada precisa se preocupar com a construção de bicicletários em seus estabelecimentos. “Defendo que o comércio em geral, as padarias, os supermercados, as farmácias, tenham espaços para seus clientes guardarem as bicicletas, enquanto fazem as compras. Somente com mais bicicletas é que poderemos falar em redução de carros nas ruas do Recife”, afirmou.

O vereador Ivan Moraes (PSOLl) pediu um aparte. Ele reafirmou que está em consonância com Fred Ferreira nesta pauta. “Acho bacana que mandatos diferentes, que têm interesses políticos diferentes, cheguem a um consenso quando o tema é o Recife e as melhorias para a cidade. Reforço a importância de atuarmos em bloco no momento em que está em discussão o Plano Diretor Cicloviário. Atuando em conjunto, poderemos obter conquistas não somente para quem usa bicicletas, como também para toda a sociedade recifense que aprova a bicicleta como meio de transporte”, disse.


Em 06.07.2020.