Ivan Moraes destaca requerimento sobre estudo da Ameciclo

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu o requerimento nº 2945/2020, de sua autoria, nesta segunda-feira (6), dirigindo indicação à Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife para que implemente a proposta de plano emergencial para implantação de estrutura cicloviária, no município, dividido em 4 fases, elaborada pela Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife).

“A gente tem demandando a instalação de ciclovias e é motivo de orgulho nossa sociedade civil ser muito tecnicamente competente e que apresenta esses estudos. Principalmente nesse momento em que estamos passando pelo enfrentamento da pandemia, evitando estar com muitas pessoas dentro de um mesmo veículo”, lembrou o parlamentar.

Segundo o estudo, foram elencadas quatro fases de implantação, começando por uma fase com uma estrutura já iniciada, a chamada Ciclofaixa de Turismo e Lazer, e em seguida com fases que priorizam outras vias da cidade. A partir da discussão multidisciplinar foi preparada uma proposta baseada especialmente no Plano Diretor Cicloviário(PDC) da Região Metropolitana do Recife e nos dados obtidos de vias mais perigosas, nas densidades de emprego e populacional. “É um transporte altamente viável. Se a Prefeitura puder analisar esse estudo da Ameciclo teremos, no final, uma rede de ciclovia que permitiria que o trabalhador transite livremente e em consonância com as diretrizes sanitárias no combate ao coronavírus”, destacou Ivan Moraes.

Os vereadores Rodrigo Coutinho (SD) e Fred Ferreira (PSC) fizeram apartes. “Também sou um defensor dos transportes alternativos e seria brilhante se existissem ciclofaixas e ciclovias que dessem segurança para quem quer ir ao trabalho. Ligar Boa Viagem ao centro da cidade é muito difícil, por exemplo. É importante fazer esses eixos de ligação cicloviários. A educação do motoristas também é um fator importante para que eles respeitem os ciclistas”, disse Rodrigo Coutinho.

Fred Ferreira lembrou que é ciclista e já enfrentou inúmeros problemas pela falta de segurança. “Há 15 dias um ônibus quase me  atropela. Se eu não tivesse desviado e ido para a calçada teria acontecido  um grave  acidente. Venho cobrando há mais de dois anos para que avenidas tenham mais ciclovias. A nossa malha está muito repartida e sei da dificuldade que temos pelo fato de não termos uma malha cicloviária”, completou Fred Ferreira.

Em 06.07.20 às 13h11.