Rinaldo Junior lamenta aumento de energia elétrica

O vereador Rinaldo Junior (PSB) considerou como “insensibilidade do Governo Federal” o aumento na conta de energia elétrica em 4,88% para os consumidores residenciais e 5,93% para os de alta tensão. “Isso vai na contramão do que o prefeito Geraldo Julio fez ao sancionar a lei municipal de nº 18.736/2020, por meio de iniciativa de minha autoria, que dispõe sobre a suspensão de corte de água e de energia elétrica durante o período de 120 dias no Recife, devido a pandemia da covid-19 ”. O parlamentar abordou o assunto em reunião ordinária da Câmara do Recife realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (6).

O vereador destacou que o aumento da tarifa de energia ocorre durante o período da pandemia, em muitas famílias tiveram redução de renda ou perderam completamente o sustento.  “Esse  aumento na conta de energia é um crime contra a população carente do nosso país. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é esdrúxula".

Segundo Rinaldo Junior, a parcela mais pobre da população é a mais prejudicada, por isso ressaltou que o Recife vai em outro sentido, favorecendo os mais necessitados. "O nosso  projeto de lei, agora sancionado pela Prefeitura, foi bastante divulgado e contou com o apoio dos recifenses. Só quem sabe o sofrimento é a pessoa que, infelizmente, precisa  decidir se paga uma conta de luz ou se come".

Na justificativa do projeto de lei de Rinaldo Junior, que deu origem a lei municipal nº 18.736/2020, ele argumenta que "um momento de incerteza que nossa nação passa, uma das formas de contribuição de nosso município e desta Câmara Municipal é de garantir o acesso de nossa população à água, que como sabemos é essencial para a higiene; bem como o acesso à energia para quem vai permanecer em casa é fundamental". 

 

 Em 06.07.20 às 12h08.