Rodrigo Coutinho defende reabertura das academias de tênis

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) defendeu a reabertura das atividades das academias esportivas privadas que tenham quadras de tênis e de futebol society que estão fechadas há dois meses com a adoção do plano estadual para contenção do vírus da covid-19 . “É preciso que essas academias, que são importantes para a manutenção do bem-estar e da saúde física, voltem a funcionar desde que os seus proprietários adotem os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (6), de forma remota, por videoconferência.

Rodrigo Coutinho disse que esteve em reunião, sexta-feira, com a  secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, com o proprietário da Cia. do Futebol, o empresário Fábio Santoro. Na ocasião, eles trataram da reabertura dos campos de futebol society . "Fábio elaborou um plano de reabertura dos campos, com protocolos a serem seguidos. E os entregou à Secretária. Um dos argumentos utilizados por ele, na justificativa é que, se a volta da prática esportiva na praia foi autorizada, ela também pode ser nas academias que oferecem o futebol society", afirmou. O vereador acrescentou que a lógica do empresário "pode ser replicada para outras modalidades esportivas. Inclusive para o tênis, que é uma atividade esportiva individual".

Para o vereador, é mais fácil controlar a prática esportiva em ambientes privados do que em espaços públicos. “Até porque os proprietários das academias precisam ter responsabilidade para cumprir os protocolos das autoridades sanitárias. Enquanto isso, nos espaços públicos, o cumprimento das normas depende de fiscalização”. Ele observou ainda que estava fazendo o apelo para a liberação das academias de tênis, na Câmara Municipal do Recife, porque considera que os prejuízos financeiros das academias se acumulam,  podendo levar ao fechamento dos estabelecimentos e até mesmo ao desemprego. “O setor está pedindo socorro”.

O vereador André Régis (PSDB) pediu um aparte e disse que também não entende “por que se proíbe a prática do tênis, enquanto se liberam os esportes em espaços público”.  Régis lembrou que é uma contradição que isso esteja ocorrendo, pois “as academias de tênis são espaços públicos, que todos podem frequentar, bastando que se pague para isso”. Em seguida, Régis brincou com Coutinho, lembrando que ambos são jogadores de tênis. “Eu gostaria de disputar uma partida com Vossa Excelência, quando as quadras forem reabertas”, disse. O vereador Fred Ferreira (PSC) também pediu um aparte para afirmar que “esporte é saúde” e que “nós que gostamos de esportes estamos juntos nesta questão”.


Em 06.07.2020.

society