07

07
Chico Kiko agradece ações em comunidades

Citando o trabalho realizado nas comunidades e pelas suas redes sociais, o vereador Chico Kiko (PP) lembrou a luta para que os ônibus voltassem a circular no bairro do Barro. Ele informou que fez apelo por meio de requerimento, e em seguida reforçou o pedido ao Grande Recife Consórcio de Transporte, que atendeu o apelo daquela comunidade. Ele disse que o diretor da Empresa de Transporte Metropolitano, Marcos Antônio da Silva, confirmou a volta dos ônibus. O vereador informou durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (14), por videoconferência, que moradores da localidade agradeceram pelo serviço.

Michele Collins celebra edição de livro sobre 100 anos da Assembleia de Deus

Para homenagear a passagem dos 102 anos da Assembleia de Deus no Estado, a vereadora Michele Collins (PP) requereu voto de aplauso ao historiador Jairo Rodrigues de Freitas, pela autoria do livro “100 Anos da Assembleia de Deus em Pernambuco: A História Completa”. Ela disse na manhã desta terça-feira (14), na reunião da Câmara do Recife, por videoconferência, que o autor tem extenso curriculum, sendo mestre em Educação, além de outros títulos. A obra foi construída após dez anos de pesquisas.

Hélio Guabiraba relata problemas no fornecimento de energia em comunidades da Zona Norte

Os moradores das comunidades de Bola na Rede e Estrada da Mumbeca, na Zona Norte do Recife, têm enfrentado interrupções constantes no fornecimento de energia elétrica. Foi para solicitar uma solução para esse problema que o vereador Hélio Guabiraba (PSB) proferiu um discurso nesta terça-feira (14), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, um ofício sobre o assunto já foi encaminhado à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Goretti Queiroz quer implantação de medidas de proteção contra covid-19 na Câmara

Com perspectivas de retorno de suas atividades presenciais, a Câmara do Recife deve se preparar para proteger parlamentares, servidores e visitantes da covid-19. Foi isso que a vereadora Goretti Queiroz (PSB) defendeu nesta terça-feira (14), em um discurso proferido durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo. Segundo a parlamentar, é preciso que o órgão realize a desinfecção de seus espaços e promova a realização de testes em seus funcionários.

Projeto de lei que muda nome de praça em Boa Viagem será votado segunda-feira

Apesar de estar na ordem do dia da reunião da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta terça-feira (14), de forma remota, por videoconferência, o projeto de lei 315/2019, de autoria do vereador Jayme Asfora (Cidadania), será votado somente na reunião ordinária da próxima segunda-feira, dia 20 de julho. A matéria propõe alterar o nome da Praça Walt Disney, situada na confluência da Rua Zeferino Galvão e da Rua Professor Osias Ribeiro, no bairro de Boa Viagem, para Praça Flávio Queiroz Cavalcanti.

Fred Ferreira sugere estender horário de bares e restaurantes

O vereador Fred Ferreira (PSC) pediu, na manhã desta terça-feira (14) durante reunião ordinária da Câmara do Recife, via remota, para que o governo de Pernambuco estenda o horário de funcionamento de bares e restaurantes para às 22h. A partir da próxima segunda-feira (20), de acordo com determinação do governo estadual, os estabelecimentos poderão ficar abertos até às 20h. Os locais estão sem funcionar há cerca de quatro meses por conta das medidas restritivas adotadas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Almir Fernando ressalta ampliação de emissão de RG

Durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, nesta terça-feira (14), o vereador Almir Fernando (PCdoB) enfatizou que a população vem sentindo dificuldades em relação à emissão da carteira de identidade e parabenizou a iniciativa do governo de Pernambuco que montou uma estrutura na Escola Estadual Sizenando Silveira, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, para garantir a retirada do documento.

Rinaldo Junior ressalta ações da Prefeitura no combate ao novo coronavírus

O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de elogiar as ações do governo municipal no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus e ressaltou a importância do papel desempenhado por cada vereador e vereadora na Câmara Municipal do Recife. O assunto foi destacado na manhã desta terça-feira (14), durante reunião ordinária do Poder Legislativo, transmitida por videoconferência.

Jayme Asfora pede implementação de plano de ciclismo elaborado por associação

Uma proposta da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (14). Apresentado ao Poder Legislativo por meio de um requerimento de autoria do vereador Jayme Asfora (Cidadania), o plano prevê investimentos para aumento e integração das rotas para transporte por meio de bicicleta na capital. Segundo o parlamentar, o ciclismo pode fazer parte da adaptação da cidade à convivência com a covid-19.

Comissão Especial do Plano Diretor analisa mais de 40 emendas

Durante reunião da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor do Recife, os vereadores discutiram os pareceres a mais de 40 emendas propostas aos artigos 67 a 86, do Projeto de Lei do Executivo nº 28/2018. A maior parte delas trata da criação e ampliação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), por videoconferência, sob a presidência do vereador Rodrigo Coutinho (SD), e com a participação do vereadores Ivan Moraes (PSOL), Augusto Carreras (PSB), Aerto Luna (PSB), Eriberto Rafael (PP) e Hélio Guabiraba (PSB). Ao todo a Comissão Especial deve analisar as 530 emendas sugeridas por 18 parlamentares ao projeto de lei.

Comissão de Acompanhamento ao Coronavírus discute saneamento e água

A descoberta de traços do novo coronavírus no sistema de saneamento em diversas cidades do mundo provocou uma reunião, nesta quarta-feira (15), da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara do Recife. Presidido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), o grupo debateu o tema com gestores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Secretaria de Saneamento da capital. O abastecimento de água, necessário para a prevenção à covid-19, também foi discutido na ocasião.

Comissão Especial debate com setor de eventos cenário deixado pelo coronavírus

Após reunir-se com as autoridades da área de abastecimento de água e saneamento básico, na manhã desta quarta-feira (15), a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus realizou um debate com representantes de empresas que atuam no mercado de eventos do Recife. O setor autoproclama-se como um dos que mais sofreram desde que foi decretado o isolamento social como medida preventiva para conter a aglomeração de pessoas, evitando a proliferação do covid-19. “Algumas empresas desse setor já fecharam as portas, pois ficaram sem condições de se manter em funcionamento”, informou o vereador Luiz Eustáquio (PSB), que presidiu a reunião, e que ocorreu no final da tarde, de forma remota, por videoconferência. O grande anseio dos profissionais e representantes do setor, durante o encontro, foi saber uma data para se planejar e realizar eventos sociais considerados menores como as festas de casamento, batizado e formatura que reúnem no máximo 200 pessoas.

Hélio Guabiraba agradece benfeitorias nas comunidades da Zona Norte

Diversas benfeitorias realizadas em comunidades da Zona Norte da cidade foram alvo de agradecimentos do vereador Hélio Guabiraba (PSB), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (20). Ele relatou a retomada de contenção de barreiras no Córrego do Jenipapo e no Córrego dos Marrecos. Disse que as obras foram retomadas, e que as mesmas foram objeto de requerimentos de autoria dele, todos aprovados por unanimidade.

Fred Ferreira solicita banheiros químicos para Marco Zero

O vereador Fred Ferreira (PSC) disse na Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (20), por meio de videoconferência, durante reunião ordinária, que dará entrada a um requerimento solicitando que sejam colocados banheiros químicos no Marco Zero da cidade. Segundo ele, por ali transitam muitas famílias e turistas em busca de lazer, especialmente aos finais de semana.

Augusto Carreras propõe criar comissão para debater desemprego

O vereador Augusto Carreras (PSB) manifestou sua preocupação com os dados apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) que revelou a taxa de desocupação em decorrência da pandemia da covid-19. A taxa de desocupação revelada pelo levantamento, segundo ele, ficou em 13,1% e foi anunciado na semana passada. “Isso representa um número altíssimo e pessoas desempregadas em todo o Brasil. E essse assunto, com certeza, vai ser tema que dominará os debates em todas as casas legislativas dos estados e dos municípios brasileiros”, disse em reunião da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (20), de forma remota, por videoconferência.

Chico Kiko destaca revitalização de praça e lamenta morte de Severino Cavalcanti

O vereador Chico Kiko (PP) fez questão de compartilhar, durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida de forma remota, nesta segunda-feira (20), os trabalhos executados pela Emlurb na praça Edmilson Oliveira, em Vila Tamandaré, no bairro de Areias. “Juntamos várias equipes, moradores e técnicos da Emlurb e tivemos um papel desafiante. Realizamos reparos e pintura na estrutura da praça que estava toda danificada. Também arborizamos com plantas doadas por moradores da região”.

Almir Fernando repercute reunião com gestores do setor de água e saneamento

Comentar um debate promovido na última quarta-feira (15) pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, com gestores dos setores de abastecimento de água e saneamento. Foi esse o objetivo de um discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), que se pronunciou durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo desta segunda-feira (20). No debate, estiveram presentes a presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, além do secretário municipal de Saneamento, Oscar Barreto.

Hélio Guabiraba pede atenção da Celpe para comunidade

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) discutiu e aprovou o requerimento de número 3691/2020, de sua autoria, dirigindo um apelo à diretoria de manutenção da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para que seja realizada a manutenção da rede elétrica na Rua Embaixador Assis Chateaubriand, localizada na comunidade da Guabiraba, Zona Norte do Recife. “As quedas de energia na rede elétrica têm ocorrido diariamente e com muita frequência no transcorrer do dia. A população está vivendo uma situação insuportável. Apesar de este fato vir se registrando há muito tempo, as pessoas não estão obtendo solução e são obrigadas a conviver com este incômodo”, denunciou, na reunião da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (20), de forma remota, por videoconferência.

Ana Lúcia solicita retomada de 100% do transporte público

A vereadora Ana Lúcia(Republicanos) discutiu o Requerimento nº 3695/2020, de sua autoria, dirigindo apelo ao presidente do Consórcio Grande Recife, para determinar a retomada de 100% do transporte público no Recife, incluindo a normalização dos ônibus das linhas BRT, nos finais de semana. O assunto foi abordado durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife via videoconferência, nesta segunda-feira (20).

André Régis repercute encontro com dirigentes da Compesa e Saneamento

Para repercutir o encontro realizado pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus com dirigentes da Compesa e da Secretaria de Saneamento do Recife, o vereador André Régis (PSDB) argumentou, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (20), que os investimentos propostos são mínimos e não resolvem o problema. O encontro ocorreu na última quarta-feira e tratou da distribuição de água e obras de saneamento. “Segundo a Compesa a expectativa é de que sejam investidos R$ 180 milhões, quando são necessários pelo menos R$ 6 bilhões para universalizar a rede de água e esgoto da cidade”.