07

07
Ivan Moraes pede a Prefeitura entrega “completa” de quiosques da Conde da Boa Vista

Prestes a ter sua obra de requalificação concluída, a avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, vai passar a ter cem quiosques de comércio popular ao longo de sua extensão. Mas, para o vereador Ivan Moraes (PSOL), a Prefeitura precisa melhorar alguns detalhes desses equipamentos, em especial nos quesitos segurança e saúde. Nesta segunda-feira (20), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar discutiu dois requerimentos sobre o assunto.

Almir Fernando discute saneamento, transporte e desemprego durante pandemia

Diversos temas relacionados ao impacto da covid-19 na vida da população foram abordados pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife. A necessidade de melhorar o saneamento do país após a descoberta de traços do novo coronavírus em sistemas de esgoto, os cuidados com um transporte público já deficiente e o aumento dos números de desemprego foram destacados pelo parlamentar.

Ivan Moraes comemora suspensão de licença no Poço da Panela

Com o objetivo de suspender a licença prévia concedida para construção de um grande empreendimento no Poço da Panela, Zona Norte da cidade, o vereador Ivan Moraes (PSOL) deu entrada ao requerimento 3680/20, e na manhã desta terça-feira (21), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, ele comemorou a suspensão do empreendimento. O vereador agradeceu pelo bom senso da gestão, que ouviu os protestos dos moradores daquela comunidade, bem como os pedidos da Fundação Joaquim Nabuco.

Aline Mariano anuncia empréstimo financeiro e requalificação de quiosques de Boa Viagem

A vereadora Aline Mariano (PP) anunciou, na reunião ordinária desta terça-feira (21), que os comerciantes permissionários dos quiosques instalados na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, já têm o que comemorar nesta fase de retomada das atividades econômicas: em primeiro lugar, ganharam uma linha de crédito que foi aberta para permitir que eles comprem produtos para negociar em seus estabelecimentos. O segundo benefício, ainda segundo a vereadora, é que, nos próximos dias, será assinado um termo de cooperação para viabilizar a requalificação daqueles espaços público de lazer e turismo. A reunião da Câmara Municipal foi realizada de forma remota, por videoconferência.

Rinaldo Junior vai propor criação de Frente Parlamentar pela Renda Mínima

A Câmara do Recife deve se juntar ao debate a respeito da criação de um programa de renda mínima no Brasil. De acordo com o vereador Rinaldo Junior (PSB), seu mandato deve apresentar um projeto de resolução para que a Casa institua uma Frente Parlamentar sobre o tema. Em um discurso proferido nesta terça-feira (21), durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo, o parlamentar teceu críticas ao Governo Federal pela gestão do auxílio emergencial para a pandemia de covid-19. Segundo ele, o benefício deveria existir em caráter permanente.

Comissão responderá questionamentos do Prezeis

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) afirmou durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21), que a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor responderá a todos os questionamentos feitos por representantes do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis). Ele preside a Comissão que promoveu reuniões e audiências públicas com diversos segmentos da sociedade, buscando ouví-los no processo de aperfeiçoamento da lei que vai orientar as políticas públicas e estabelecer normas para o meio ambiente, mobilidade, uso e ocupação do solo, habitação social, entre outros temas urbanos.

Educação analisa proposições e elogia renovação do Fundeb

Na tarde desta quarta-feira (22), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara do Recife, promoveu encontro, transmitido por videoconferência, tendo a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na presidência do colegiado. O vereador Hélio Guabiraba (PSB) acompanhou a reunião. Na ocasião, os parlamentares destacaram a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além disso, aprovaram três proposições e distribuíram outras 12 para análise posterior.

Ivan Moraes pede celeridade à PCR para receber recursos da Lei Aldir Blanc

Aprovada há cerca de um mês, a lei federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, destina recursos de ajuda emergencial durante a pandemia para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural. São R$ 3 bilhões que serão repassados para estados e para os mais de cinco mil municípios do país. No entanto, para receber os recursos de uma só vez, em parcela única, é necessário, segundo o vereador Ivan Moraes (PSOL), cumprir formalidades burocráticas. Ele informou na manhã desta segunda-feira (27), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que as inscrições já começaram e, a partir de hoje, os entes federativos têm 60 dias para apresentar os documentos. Os repasses começam no próximo dia 6 de agosto, sendo liberados por ordem de chegada, e o Recife tem direito a cerca de R$ 11 milhões.

Almir Fernando lamenta morte de artista plástica Tereza Costa Rêgo

O vereador Almir Fernando (PCdoB) proferiu nesta segunda-feira (27) um discurso em homenagem à artista plástica Tereza Costa Rêgo, que faleceu no Recife no último domingo (26), aos 91 anos. Em seu pronunciamento, realizado durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar lembrou a trajetória da pintora e militante comunista.

Aline Mariano comemora novo projeto para orla de Boa Viagem

Em parceria com o setor privado, a orla de Boa Viagem cartão postal da cidade, cumpre mais uma etapa para receber novo projeto destinado aos 60 quiosques. O decreto que viabiliza a obra de requalificação deve ser divulgado no Diário Oficial até o próximo domingo. A informação foi repassada pela vereadora Aline Mariano (PP), na manhã desta segunda-feira (27), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Ela disse que vem lutando por isso há cerca de dois anos, e que o projeto foi desenvolvido em conjunto com a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR). Melhor ainda. Sem custos para Prefeitura. “Será um novo conceito de orla”, comemorou a parlamentar.

Rinaldo Junior defende Prefeitura em relação às ações no combate ao novo coronavírus

Durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (27), o vereador Rinaldo Junior (PSB), em resposta ao vereador Renato Antunes (PSC), considerou que a oposição possui dados errôneos sobre as medidas de combate à pandemia, bem como a ação da Polícia Federal (PF) na Prefeitura no que se refere às compras de materiais no combate ao novo coronavírus.

Aline Mariano discorda de cancelamento do carnaval de 2021

A vereadora Aline Mariano (PP) se posicionou contrária ao requerimento 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), no qual solicita o cancelamento do carnaval do próximo ano, em decorrência do coronavírus. No pedido, ela afirma que seria temerário aglomerar pessoas nos polos de carnaval, especialmente quando não existe ainda a certeza de uma vacina. Mas Aline Mariano argumentou que há uma lei municipal de sua de autoria que permite lives, como foi feito no São João. Considera, ainda, que está distante os festejos e que se poderia esperar um pouco mais. Como não houve concordância para retirada de pauta, Aline Mariano pediu vista, durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (27), por videoconferência, adiando a discussão do pedido para a próxima semana.

Renato Antunes defende requerimento sobre a não realização do carnaval em 2021

O vereador Renato Antunes (PSC) concordou com o teor do Requerimento nº 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), dirigindo indicação à Prefeitura para não realizar o carnaval do ano que vem, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O assunto foi abordado durante votação da proposição na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (27).

Goretti Queiroz lembra caso Mayara

O caso da jovem Mayara Estefanny Araújo, morta no Recife no ano passado após ser queimada com ácido sulfúrico por seu ex-companheiro, foi tema de um discurso da vereadora Goretti Queiroz (PSB) nesta segunda-feira (27). Durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, a parlamentar frisou que o feminicídio e a violência contra mulheres ainda acontece em larga escala no país. “Ontem fez um ano da morte da jovem Mayara e a violência doméstica continua ocorrendo em grande parte dos lares. As mulheres continuam sendo agredidas física e psicologicamente”.

Rinaldo Junior debate manutenção do conjunto Josué Pinto

Um requerimento que pede a vistoria pericial e a manutenção do Conjunto Habitacional Josué Pinto, no Brejo de Beberibe, foi alvo de debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (27). De acordo com o vereador Rinaldo Junior (PSB), a Prefeitura já se prepara para atuar no local, onde vivem cerca de 250 famílias. A demolição de uma caixa d’água desativada foi o principal ponto da discussão.

Ivan Moraes faz críticas ao site Portal da Transparência da Prefeitura do Recife

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez críticas ao site Portal da Transparência da Prefeitura do Recife que, segundo ele, não é adequado e nem mostra de forma simplificada as despesas que foram feitas com obras e ações para combater a pandemia de covid-19 no município. “Por isso, o nosso mandato está distribuindo mais uma nota técnica, que é a de número quatro, apontando essa incongruência em seus empenhos. São críticas objetivas, embasadas, reais, que mostram os equívocos do portal. Para o cidadão comum, o site não é fácil de se navegar e nem coloca as informações de forma objetiva. Isso prejudica a compreensão do povo. Às vezes, até um especialista, que tem familiaridade com essa linguagem, não consegue as informações”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência.

Michele Collins debate requerimento do carnaval

A vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento de número 4075/2020, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para que ele determine a não realização do carnaval de 2021, previsto para ocorrer entre 13 e 16 de fevereiro, em decorrência do novo coronavírus. “Quero deixar claro que o meu objetivo é uma questão de saúde pública, mas não estou pedindo a suspensão do carnaval para todo o ano de 2021. Se as pesquisas demonstrarem, no futuro, que há vacina suficiente para garantir a imunização, a festa pode ser realizada em outro momento”, disse, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência. O requerimento, no entanto, recebeu pedido de vistas por parte da vereadora Aline Mariano (PP) que quer discutir a possibilidade de adiamento da festa, em vez de o carnaval ser suspenso.

Renato Antunes critica ações da Prefeitura durante a pandemia

O vereador Renato Antunes (PSC) afirmou que a Prefeitura do Recife tem feito pouco, em sua opinião, para conter a pandemia de covid-19 e “quando o bicho pegou, jogou a culpa dos problemas para o Governo Federal”. Na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência, o parlamentar afirmou que a gestão municipal vem fazendo “política com o vírus” e investe em propaganda positiva.

André Régis recorda atentado no aeroporto e lamenta retirada de placa do local

O aniversário da morte do jornalista, poeta e escritor Édson Régis, vítima de um atentado terrorista, no aeroporto dos Guararapes, há 54 anos, levou o vereador André Régis (PSDB) a recordar o fato, nesta segunda-feira (27), e lamentar que uma placa tenha sido retirada do aeroporto, em homenagem às vítimas do atentado. Ele lembrou, durante a reunião ordinária na Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, que Édson Régis tinha sido designado pelo governo para recepcionar o Marechal Costa e Silva e uma bomba explodiu no local, atingindo-o. “Foi colocada uma placa em memória das vítimas repudiando todo e qualquer ataque terrorista. E a placa ficou até o ano de 2003. Desapareceu, nunca foi recolocada e não se sabe onde a placa foi parar”.

Romerinho Jatobá pede atenção a setor de eventos

“Precisamos de uma data base, de um norte”. Com essas palavras, o vereador Romerinho Jatobá (PSB) expressou as preocupações do setor de eventos do Estado no contexto da pandemia de covid-19. Segundo o parlamentar, as empresas e profissionais da área prepararam um protocolo de saúde e aguardam uma sinalização do poder público para programar sua retomada. Ele abordou o assunto durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28).