Ana Lúcia ressalta resultados das ações da Prefeitura no combate ao novo coronavírus

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (3), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) compartilhou números de pacientes atendidos pela gestão municipal no que se refere ao enfrentamento ao novo coronavírus. Ela também enalteceu a importância da implementação dos sete hospitais de campanha no Recife.

“São números reais. 96.746 pessoas diagnosticadas, sendo 72.672 recuperadas, ou seja, quase 75,1% dos casos. E 59.809 foram recuperadas com sintomas leves; mil leitos de UTI foram disponibilizados e 2500 pessoas passaram por esses sete hospitais de campanha. Uma professora Eliane Medeiros, foi a paciente de número 2.500 a ter alta, nessa sexta-feira (31), do Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos. E  se não existissem esses hospitais? 300 leitos já foram desativados e os equipamentos alocados. Ou seja, tudo o que foi comprado com o dinheiro do contribuinte será disponibilizado na rede de saúde. Isso ficará para a população,  para ser  utilizado por outras pessoas que precisem”.

Ana Lúcia lembrou que 700 leitos de UTI ainda permanecem nos hospitais e que a gestão municipal do Recife se organizou para enfrentar a pandemia.  “Os 700 leitos continuam porque a pandemia não acabou. E não só os moradores do Recife os utilizaram, mas de outras cidades como Jaboatão dos Guararapes, Cabo, Paulista, Olinda e outras. O Recife se preparou para a pandemia e é importante ter  toda uma estrutura montada. A gestão criou um gabinete para dar respostas rápidas no enfrentamento a covid-19 e a Câmara criou a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus. O colegiado sugeriu  e debateu pontos importantes em busca de soluções e visitamos as unidades de saúde”.

No aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), presidente da Comissão Especial,  elogiou o discurso de Ana Lúcia e destacou o papel da Comissão para o Recife. “Seu discurso trata, valoriza a vida das pessoas  e mostra,realmente, o compromisso do prefeito Geraldo Julio. Alguns questionam os dados, mas é que muitos queriam que o prefeito não tivesse feito nada. E o acusariam por falta de compromisso. Mas ele teve um compromisso muito grande e nós, vereadores, acompanhamos esse compromisso. Tivemos vários debates na Comissão e fortalecemos cada vez mais aquilo que o prefeito queria fazer: salvar vidas.  Recife foi a primeira capital que conseguiu controlar a pandemia, por ter um prefeito e um secretário de saúde comprometidos. Agora é preciso estimular a proteção, como o uso das máscaras e a higienização das mãos, porque sabemos que o vírus não acabou”.

 

Em 03.08.20 às 12h52.