André Régis pede retirada de pombos da avenida Boa Viagem

O controle da população de pombos do Recife foi tema de uma discussão realizada durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). O assunto foi levado à videoconferência pelo vereador André Régis (PSDB), que apresentou à Casa um requerimento, de nº 4064/2020, pedindo a retirada das aves da avenida Boa Viagem. Em foco, estavam as doenças que podem ser transmitidas para a população humana. Ao fim do debate, o texto foi aprovado pelos vereadores.

“A ciência já detectou mais de 70 doenças que podem ser causadas por conta das fezes dos pombos”, disse André Régis. “Este requerimento foi concebido ainda quando a cidade estava completamente fechada [devido à pandemia de covid-19]. Quem passava pela avenida percebia uma facilidade muito grande de fazer essa remoção e que houve uma redução do número de pombos”.

Durante o debate, o parlamentar salientou que é necessário conscientizar os recifenses para que não alimentem esses animais, que se reproduzem facilmente. Ele também é autor do projeto de lei nº 241/2019, que busca proibir a alimentação e a manutenção de abrigos para pombos no município “Quando ele é alimentado por uma pessoa, se reproduz até seis vezes mais. Em um ano, um único pombo pode gerar outros 12”.

Em um aparte, o vereador Rogério de Lucca (PP), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, listou doenças que podem ser transmitidas por pombos. “Criptococose, histoplasmose, salmoneloses, dermatites, alergias. Em geral, os pombos transmitem essas doenças, além de doenças chamadas de zoonoses”.

A vereadora Michele Collins (PP) afirmou que a questão precisa de uma solução técnica e deu um depoimento pessoal sobre o problema. “Ao Porto do Recife, são trazidos carregamentos de grãos e há milhares de pombos ali. É uma população enorme de pombos, a que temos. É preciso que se faça um estudo técnico aprofundado porque é uma questão crônica, por conta do porto. Perdi uma pessoa muito próxima por uma doença causada pelo pombo e foi difícil descobrir o que era. Às vezes, a pessoa não é nem diagnosticada a tempo”.

Já a vereadora Goretti Queiroz (PSB) lembrou que a solução precisa ser dada assegurando os direitos dos animais. “Uma coisa que me preocupa é a forma dessa retirada dos pombos da avenida Boa Viagem. São animais silvestres, protegidos por lei, que proíbe a matança de animais. Nos países da Europa, tentaram fazer o controle dos pombos com alguns tipos de repelentes que foram bem aceitos, sem que houvesse um extermínio de animais”.

Por representar riscos à saúde pública, o extermínio também foi uma opção descartada pelo autor do requerimento. “Não se pode matar, é perigosíssimo. Não estamos defendendo a matança. Quando feita, a remoção deve ser realizada com cuidado, por especialistas, para lugares adequados”, argumentou André Régis.

Em 03.08.2020, às 12h21