Comissão de Educação posiciona-se contra aulas presenciais

Os vereadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara do Recife, posicionaram-se contrários à volta às aulas presenciais, este mês, na rede municipal de ensino do Recife, durante reunião do colegiado realizada na tarde desta quarta-feira (5), de forma remota, por videoconferência. Eles foram unânimes em afirmar que um retorno, neste momento, seria precoce e que é preciso cautela nessa questão. O entendimento dos parlamentares é de que colocar as crianças dentro de uma sala de aula oferece grandes riscos de contaminação e pode expor a vida de milhares de jovens estudantes uma vez que ainda há registros de mais de 1 mil infectados por dia no Estado.

Participaram do debate os vereadores Ana Lúcia (Republicanos), presidente da Comissão; Hélio Guabiraba (PSB) e Aimée Carvalho (PSB). “Gostaria de informar que estou participando de discussões sobre a construção de um protocolo de higiene para a volta às aulas presenciais nas escolas do Recife.  Essas reuniões ocorrem no Conselho Municipal de Educação e no Grupo de Trabalho da Secretaria de Educação. Embora o protocolo esteja sendo feito, no momento, todos comungam com a decisão de que não é possível colocar as crianças dentro de sala de aula agora”, anunciou a presidente do colegiado. Segundo Ana Lúcia, essas reuniões são assistidas por autoridades sanitárias, médicos, técnicos em saúde e todos recomendam parcimônia neste assunto.

A vereadora informou que, em breve, uma nota será expedida pelos conselhos municipais de Educação e de Saúde recomendando que as aulas presenciais, suspensas desde 18 de março, não retornem em curto prazo. “Alguns pontos estão sendo levados em consideração, nessas reuniões, como o grande número de alunos nas escolas públicas, fato que contraria o princípio do distanciamento social; as dificuldades de organização nas escolas; a falta de estrutura para garantir uma boa higiene e até mesmo a falta de água nas torneiras dos estabelecimentos de determinadas comunidades”, disse. O vereador Hélio Guabiraba concordou com a opinião e afirmou que já conversou sobre esse assunto com diversos pais e professores de escolas da Zona Norte. Segundo ele, os pais entendem que a volta às aulas presenciais é, de fato, um risco. “Sabemos que shoppings e igrejas voltaram às atividades normais, mas esses podem garantir o controle de uso de máscaras e do distanciamento nas lojas. É o contrário das escolas, pois lá fica mais difícil”, observou.

Helio Guabiraba lembrou que muitos pais estão indo indo trabalhar e não têm onde deixar seus filhos, pois as creches onde são matriculados continuam fechadas. “Os pais acham que isso é um transtorno. Mas, mesmo achando ruim, eles entendem que não ficariam seguros e tranquilos deixando os filhos nas escolas”. A vereadora Aimée Carvalho entende que “enquanto não houver uma vacina, o ideal seria que as crianças não voltassem a frequentar as escolas”. Ela ressaltou que no momento atual ainda se busca a redução consistente do número de casos de covid-19. “A pandemia não acabou. A covid-19 ainda está fazendo vítimas”. Ela relatou uma conversa particular que teve com uma médica infectologista, mãe de um filho pequeno. “Essa médica me disse que jamais permitirá que seu filho volte à escola, pois os riscos são grandes”.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes observou que é a exceção para a decisão das aulas presenciais deverá ser os alunos do nono ano e do ensino médico, que precisarão de aulas para enfrentar os testes do final de ano. Além desse debate, o colegiado debateu e aprovou quatro Projetos de Lei Ordinária (PLO) e outros quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL). O PLO 135/2020, de autoria do vereador Samuel Salazar (MDB), altera a denominação do trecho da Avenida Beira Rio, compreendido entre o término da Rua Heitor Maia Filho e o cruzamento com a Rua Conde de Irajá para “Avenida Beira Rio Governador Eduardo Campos”. Outro projeto de Salazar, o PLO 119/2020, altera a denominação do trecho da Avenida Beira Rio, compreendido entre a Rua Conde de Irajá e a Rua Marcos André para “Avenida Beira Rio Jornalista Geneton Moraes Neto”.

O PLO 132/2020, da vereadora Michele Collins (PP) dispõe sobre a implantação de uma plataforma virtual que disponibilize conteúdo cultural gratuito; também de autoria da vereadora é o PLO 125/2020, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife a “Semana Municipal de Combate ao Aborto”.  Os Projetos de Decreto Legislativo que receberam pareceres favoráveis foram o de número 22/2020, de Samuel Salazar, que concede o Título de Cidadão do Recife ao cel. Wanderli Baptista da Silva Júnior, comandante do 4º Batalhão de Polícia do Exército - Batalhão João Fernandes Vieira; o PDL 21/2020, do vereador Wilton Brito (PSB), que concede o Título de Cidadão do Recife ao Padre João Carlos Magalhães Silva; o PDL 19/2020, do vereador Benjamim da Saúde  (PSB), que concede o Título de Cidadã do Recife a Marília Dantas Da Silva; e o PDL 16/2020, do vereador Chico Kiko (PP), que concede o Título de Cidadã do Recife à chef Cláudia Caldas Acosta (Miau Caldas).



Em 05.08.2020,às 16h16.