Fred Ferreira diz que Prefeitura omitiu informações sobre recursos federais

O vereador Fred Ferreira (PSC) afirmou que o prefeito Geraldo Julio inaugurou o Compaz Miguel Arraes, na Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife, no dia 26 de dezembro do ano passado, omitindo a informação de que a obra contou com recursos do Governo Federal. “Estou trazendo esse fato para esta tribuna virtual para mostrar que a Prefeitura do Recife omite esse tipo de informação por questões políticas. O prefeito quer ter o discurso de que o Governo Federal não ajuda a gestão municipal, sobretudo neste que é um ano eleitoral”, garantiu, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (3), de forma remota, por videoconferência.

De acordo com Fred Ferreira, o Governo Federal liberou R$ 3 milhões e 500 mil para viabilizar a obra. “Quando houve a inauguração do Compaz, foi feita uma grande festa. E os discursos diziam que aquela era mais obra da Prefeitura para a população daquela região”, observou o vereador. Ainda de acordo com o vereador, meses depois é que a gestão municipal foi obrigada a expor um outdoor no Compaz dizendo que aquela obra “faz parte do Projeto Estação Cidadania, do Governo Federal”. Durante o discurso, Fred Ferreira exibiu duas fotos. Uma delas estava sem o outdoor e a outra, com a peça publicitária que contém as informações da estação Cidadania. “A Prefeitura só colocou esta placa no local depois que sofreu pressões por parte da Caixa Econômica Federal, que foi quem liberou os recursos”, garatiu.

O vereador aproveitou, ainda, para dizer que a Prefeitura do Recife, ao mesmo tempo que omite essa informação, alardeia que tem um Portal de Transparência que é o mais elogiado do País. “Dizem que esse portal é referência nacional em termos de transparência dos gastos públicos, mas de transparência ele não tem nada. Uma pessoa leiga jamais vai encontrar esse tipo de informação naquele canal”, disse. Ele acrescentou que “sem informação suficiente sobre as obras, quem mais sofre é a população, que não tem acesso ao que importa”. A Prefeitura do Recife, acrescentou Fred Ferreira, tem gasto cerca de “R$ 40 milhões este ano com propaganda das obras, mas em nenhuma delas diz que tem apoio financeiro do Governo Federal”.


Em 03.08.2020.