João da Costa defende atividade consular no Recife

No intuito de fortalecer a atividade consular no Recife, pelo número expressivo de consulados que faz a capital ser a terceira cidade do país com mais atividades diplomáticas e por entender a importância econômica destas atividades, o vereador João da Costa (PT) propôs dois requerimentos durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, nesta terça-feira (4). O requerimento de nº 4518/2020, concedendo voto de aplauso ao cônsul da Eslovênia, e o de nº 4519/2020 concedendo voto de aplauso ao Manifesto pelo Fortalecimento Diplomático Consular no Estado. “Ressalto o trabalho de intercâmbio cultural e econômico dos consulados pelos serviços prestados ao Recife”.

Ele destacou o requerimento  nº  4518/2020 concedendo voto de aplauso ao cônsul honorário da Eslovênia, Rainier Michael pelos três anos da coluna Diplomacia Econômica, publicada pelo jornal Folha de Pernambuco. “Nessa coluna, ele defende o trabalho feito na cidade e discute ações econômicas e de intercâmbio com diversos países. O Recife tem uma pauta econômica alinhada com a economia internacional e nesse momento que passamos temos de fortalecer esses vínculos”.

Já o requerimento  nº 4519/2020 concede voto de aplauso  ao Manifesto pelo Fortalecimento Diplomático Consular no Estado de Pernambuco, subscrito por 30 cônsules . “Esse movimento fortalece e busca para ampliar o intercâmbio cultural e econômico, na geração de negócios”.

Ainda de acordo com o parlamentar, “a economia da cidade está integrada com a economia internacional.  Estes intercâmbios com diversos países, principalmente no setor de turismo e de serviços, são muito importantes para a economia da cidade, porque geram emprego, geram renda”.

João da Costa também informou que tem um projeto de resolução em tramitação na Casa, criando a Comissão de Relações Internacionais, como objetivo de fortalecer mais ainda as relações com outros países, que trazem negócios para a cidade. “Eu sei que o nosso universo e o nosso trabalho prioritário é as condições de vida da população do Recife. Mas a história da cidade esta vinculada às relações internacionais,  que é diretamente ligada à melhoria das atividades econômicas e, portanto, à melhoria da qualidade de vida do Recife”.

André Régis (PSDB) disse que concorda com o colega no sentido de fortalecer  e valorizar a atividade consular no Recife, impedindo inclusive, que a cidade venha a perder espaço para cidades igualmente importantes e grandes, como Fortaleza e Salvador. “Os consulados geram negócios, atraem turistas. O corpo consular se ressente quando a Prefeitura não se faz representar nas ações que realiza, sendo visto como um ato de  desprestígio”. Ele disse ainda que desde já é favorável à criação da Comissão de Relações Internacionais.

 

Em 04.08.2020 às 12h34.