João da Costa se posiciona contra retorno às aulas durante pandemia

O vereador João da Costa (PT) proferiu, nesta terça-feira (04), um discurso contrário ao retorno às aulas durante a pandemia de covid-19. Em seu pronunciamento, o parlamentar listou uma série de razões pelas quais considera perigosa uma possível retomada das atividades presenciais nas escolas. As instituições de ensino do Recife estão de portas fechadas desde o dia 18 de março.

Segundo João da Costa, os estudos mais recentes demonstram que o ambiente escolar favorece a infecção pelo novo coronavírus. “Podemos tomar decisões inteligentes ou estúpidas em relação à reabertura das escolas. Há seis meses, não se conhecia profundamente o vírus. Hoje, já se tem conhecimento de quem são os ‘supertransmissores’ e, também, quais são os eventos que geram maior infecção. Entre eles, estão bares, restaurantes e escolas”.

Para o vereador, existem quatro motivos para que o retorno às aulas presenciais não ocorra no atual momento. São eles: o índice de infecção ainda alto que é registrado nacional e localmente; a falta de garantias de que haverá distanciamento social nas escolas; a possível falta de condições de higiene dos ambientes escolares municipais; e, por último, o prolongado tempo de permanência em ambientes fechados a que estarão submetidos professores, funcionários e alunos. “Diante do alto grau de infecção na nossa cidade, da infraestrutura das nossas escolas, e do necessário tempo que as crianças vão precisar ficar nelas, é prematuro o retorno de atividades presenciais”.

João da Costa também se mostrou preocupado com o caso de empresários e trabalhadores do setor de ensino privado, como donos de escolas e motoristas de transporte escolar. “É preciso que os governos procurem soluções para isso. É o que temos defendido desde o início. É preciso subsidiar esses setores e garantir a sobrevivência econômica dessas pessoas até que se possa voltar às aulas com segurança”.

Em 04.08.2020, às 12h35