Luiz Eustáquio alerta para falta de uso de máscaras

Um alerta para as autoridades, seguido de um convite à Secretaria Municipal de Saúde para debater novas alternativas na prevenção da contaminação pelo coronavírus: ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas, controle do trânsito para maior segurança dos ciclistas e distribuição de máscaras nas comunidades, fizeram parte do apelo do presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Luiz Eustáquio (PSB), na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.

O parlamentar fez o apelo ao citar que cerca de 80% da população das comunidades da periferia da cidade não usam máscaras. “Relaxaram achando que a reabertura e o controle do número de casos resolve tudo. Alertamos para a possibilidade de uma segunda onda de contaminação”.

O vereador disse que há projetos de entidades ligadas aos ciclistas pedindo a expansão de cerca de 90 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, contribuindo para diminuir a contaminação pelo uso de tranporte público. Lembrou que os ônibus estão lotados e que é preciso aumentar a frota. Disse ainda que  a gestão precisa distribuir máscaras através de agentes comunitários, que ao mesmo tempo podem explicar a necessidade do uso dessa proteção.

Luiz Eustáquio ressaltou que a Prefeitura do Recife agiu antecipadamente e quando o vírus chegou, a cidade estava equipada para salvar vidas. “Tem muita gente, nesse momento eleitoral, afirmando que as providências não foram tomadas, ou falando mal porque fez sete hospitais de campanha, no entanto, foram estas providências que salvaram muita gente”. Ele disse ainda que outros municípios não se prepararam, embora tivessem dinheiro para isso, e acabaram usando a estrutura do Recife.

O vereador frisou que a gestão municipal foi responsável ao tomar medidas, não fazendo como governantes irresponsáveis que acham que a covid-19 é uma doencinha, e não é. “Quem passou pela doença e saiu com vida, sabe bem que não é algo sem importância, e que é muito sério”.

Amaro Cipriano Maguari (PP) afirmou que nas comunidades por onde tem passado verificou que a maioria das pessoas não está usando a proteção da máscara, apesar do governo insistir no uso. “É preciso respeitar o que os governantes pedem, mas há uma  falta de consciência da população, apesar do governo avisar sobre os riscos o tempo todo”.

 

Em 03.08.2020 às 13h00.