08

08
Hélio Guabiraba destaca voto de aplauso à Marília Dantas

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) fez grande destaque, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida via videoconferência, nesta terça-feira (4), do requerimento nº 4338/2020, de sua autoria, concedendo voto de aplauso e congratulações à Marília Dantas, diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), pelo seu trabalho executado.

Ana Lúcia pede retorno de atividades de profissionais de educação física

Desde o dia 20 de agosto, as academias de ginástica de Pernambuco puderam retomar seu funcionamento, conforme o plano de convivência com a covid-19 elaborado pelo Governo do Estado. No entanto, profissionais de educação física que trabalham em áreas públicas ainda não foram liberados pelo poder público a retornar a suas atividades. As demandas de um grupo de trabalhadores do setor foram tema de um discurso proferido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta terça-feira (4), na reunião ordinária remota da Câmara do Recife.

Carreras sugere que discussão sobre Carnaval do Recife ocorra em outubro

Na discussão do requerimento 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), dirigindo indicação ao prefeito do Recife para não realizar o Carnaval do ano que vem em decorrência do novo coronavírus, o vereador Augusto Carreras (PSB) propôs adiar a discussão por um tempo maior. “Quem sabe possamos realizar esse debate em outubro, quando poderemos ter mais clareza da situação de como estará a pandemia em fevereiro do próximo ano. Sendo assim, poderemos votar essa matéria com mais segurança e decidir se haverá ou não a festa. Mas, resolver isso agora, faltando sete meses para o evento, é temeroso. Portanto, faço apelo à vereadora Michele Collins (PP), que retire a proposta para que adie a discussão”, afirmou, em reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (4), de forma remota, por videoconferência.

Ivan Moraes pede vista de requerimento sobre cancelamento do Carnaval

Em discussão na reunião ordinária remota da Câmara do Recife nesta terça-feira (4), o requerimento nº 4075/2020 recebeu um pedido de vista do vereador Ivan Moraes (PSOL). De autoria da vereadora Michele Collins (PP), o documento indica à Prefeitura que não realize o Carnaval de 2021 em decorrência do novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 – decisão que Moraes considera prematura. Ainda nesta terça-feira, o vereador André Régis (PSDB) também pediu vista do texto.

Rinaldo Junior pede que Celpe cumpra lei municipal

A lei municipal nº 18.736/2020, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, dispõe sobre a suspensão do corte de água e energia elétrica durante 120 dias no Recife devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o parlamentar, a referida lei estaria "sendo descumprida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A Celpe tem respondido aos cidadãos que a Aneel já autorizou o corte. A Câmara Municipal do Recife aprovou uma lei importantíssima e precisa ser cumprida”. O assunto foi debatido nesta terça-feira (4), na reunião ordinária do Poder Legislativo, via videoconferência.

Comissão de Educação posiciona-se contra aulas presenciais

Os vereadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara do Recife, posicionaram-se contrários à volta às aulas presenciais, este mês, na rede municipal de ensino do Recife, durante reunião do colegiado realizada na tarde desta quarta-feira (5), de forma remota, por videoconferência. Eles foram unânimes em afirmar que um retorno, neste momento, seria precoce e que é preciso cautela nessa questão. O entendimento dos parlamentares é de que colocar as crianças dentro de uma sala de aula oferece grandes riscos de contaminação e pode expor a vida de milhares de jovens estudantes uma vez que ainda há registros de mais de 1 mil infectados por dia no Estado.

Comissão de Segurança Cidadã distribui projetos de lei

Na manhã desta sexta-feira (7), a Comissão de Segurança Cidadã, da Câmara Municipal do Recife, reuniu-se, via videoconferência, e distribuiu cinco proposições de autoria de diversos parlamentares entre os membros do colegiado. Cada um ficou responsável por elaborar parecer à matéria recebida para ser analisado e votado na reunião seguinte da Comissão, marcada para a próxima sexta-feira. Sob o comando do vereador Almir Fernando (PCdoB), presidente do colegiado, os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PP) e Ricardo Cruz (PP) acompanharam o encontro.

Ivan Moraes questiona reabertura da economia e fechamento de laboratório

O vereador Ivan Moraes (PSol) lamentou que o Governo do Estado esteja dando hoje mais um passo no processo de retomada da economia ao flexibilizar o funcionamento de diversos setores e ampliando ainda mais o horário de funcionamento de bares e restaurantes. “Diariamente, somos informados da morte de vinte, trinta ou quarenta pessoas devido ao novo coronavírus. Continuar o processo de flexibilização é perigoso, uma vez que o vírus está causando mortes. Não estamos levando a saúde a sério e naturalizando a morte”, criticou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência.

Luiz Eustáquio repercute as 101 mil mortes por covid-19

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lamentou os 101 mil mortos pelo novo coronavírus no país, chamando a atenção para gravidade da questão, o que deixa a todos preocupados, pois segundo ele, "há descontrole no plano nacional". Disse ainda, na manhã desta segunda-feira (10), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que apesar do esforço do Estado e do Município para controlar a doença, em nível nacional era uma tragédia em virtude do descontrole.

Almir Fernando elogia entrega de obras de contenção de encostas

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou a Prefeitura do Recife, durante reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, na manhã desta segunda-feira (10), pela entrega de uma obra de contenção definitiva de encosta na rua Nicolino Miranda, no Vasco da Gama. “Estive com o prefeito Geraldo Julio, na Nicolino Miranda, e ele fez a entrega de maneira rápida, por conta das restrições do novo coronavírus, e ficamos muitos felizes porque é mais uma encosta entregue”. Segundo a Prefeitura, o investimento foi R$ 200 mil e protegeu diretamente as mais de 15 famílias que residem na área e ampliou a cobertura de prevenção à áreas de risco na cidade.

Projeto de quiosques da orla ainda será escolhido, diz Aline Mariano

As críticas a imagens ilustrativas da requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem foram tema de um discurso da vereadora Aline Mariano nesta segunda-feira (10). Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a parlamentar afirmou que o novo visual dos 60 quiosques da praia ainda será escolhido. A repercussão negativa das imagens fez a Prefeitura se pronunciar para esclarecer o caso por meio de uma nota divulgada na semana passada.

Ana Lúcia defende projeto de lei do Programa de Saúde Ocular

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) defendeu a aprovação do projeto de lei de número 97/2019, de sua autoria, que institui o Programa de Saúde Ocular para alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A matéria, que estava sendo votada em primeira discussão, na reunião da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência, foi aprovada, mas deverá voltar ao plenário para confirmação do resultado numa segunda análise. “Eu entendo que a escola é um espaço que oferece o saber. Mas, ressalto que o problema de visão é um elemento dificultador para o aprendizado. Por isso, é necessário que se viabilize a realização de exames de acuidade visual, pois se o estudante tem dificuldades com a visão não conseguirá um bom rendimento escolar. Ele não aprenderá”, disse.

Rinaldo Junior rebate críticas de vereador

Rinaldo Junior (PSB) rebateu com veemência o discurso de Fred Ferreira (PSC), que afirmou haver “roubo na Prefeitura do Recife”, classificando a fala como absurda e sem qualificação. Ele disse na manhã desta segunda-feira (10), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que mesmo quando estava na oposição jamais fez discurso desqualificando pessoas.

Michele Collins elogia trabalhos de assistência social de secretarias municipais

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na reunião ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10), o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da Cidade do Recife. “Tive a chance de participar do lançamento de uma unidade móvel que tem dado oportunidade às pessoas de tomarem banho na rua, levando um pouco de dignidade para que elas possam fazer sua higienização pessoal”.

Fred Ferreira repercute relatório de sobrepreço em compra de filtros de ventilação

O vereador Fred Ferreira (PSC) comentou, nesta segunda-feira (10), um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta possíveis irregularidades em duas dispensas de licitação da Secretaria de Saúde do Recife. Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar disse que técnicos do tribunal encontraram um sobrepreço de 338% na compra de filtros de ventilação pela Prefeitura para o enfrentamento à covid-19 na capital, além de superdimensionamento na quantidade do pedido dos equipamentos.

Ana Lúcia lamenta discurso de vereador e enaltece valor do debate

Durante reunião ordinária da Câmara Municipal realizada via videoconferência, nesta segunda-feira (10), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) lamentou o discurso do vereador Fred Ferreira (PSC) que teceu críticas à gestão municipal e à bancada do PSB na Casa. “Continuemos o bom debate e dialogando com a gestão. Só assim é que a gente vai construir. A população do Recife não merece debate pobre. Merece respostas positivas. A gente constrói a política com ideias diferentes, com respeito a todas as falas de pessoas que chegam para o debate. Tenho respeito pelo povo do Recife. Sou responsável por cada frase que eu digo”.

Aimée Carvalho se posiciona em defesa da liberdade religiosa

Uma decisão que pode ser tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima quinta-feira (13) preocupa a vereadora Aimée Carvalho (PSB). Nesta segunda-feira (10), a parlamentar proferiu um discurso na reunião ordinária remota da Câmara do Recife e chamou a atenção para o fato. “O Brasil pode assistir um dos mais tristes episódios recentes da nossa democracia. O Tribunal Superior Eleitoral vai julgar a possibilidade de caçar uma candidatura política por conta daquilo que entende como abuso de poder religioso”, destacou.

Eriberto Rafael rebate críticas de Fred Ferreira

O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Eriberto Rafael (PP), rebateu críticas que o vereador Fred Ferreira (PSC) fez a um secretário da Prefeitura do Recife e à bancada municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a quem acusou de responsáveis por supostas irregularidades em providências tomadas para o combate à pandemia de covid-19. “Todos os parlamentares desta Casa legislativa reconhecem a importância da oposição, mas ela precisa ser exercida com responsabilidade. Nas acusações feitas, o vereador se apressou em manchar imagens, mas para nossa surpresa, não disse que tipo de irregularidade teriam sido cometidas, não afirmou onde e nem quando ocorreram. Mesmo assim, ele usou o termo roubar, disse que nas ações da gestão havia roubo. Peço que se retrate junto à Prefeitura do Recife e aos colegas vereadores, com quem foi desrespeitoso”, afirmou, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência.

Fred Ferreira rebate entrevista de secretario municipal

O vereador Fred Ferreira (PSC) rebateu declarações que o Secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, teria feito à Rádio Jornal na manhã desta segunda-feira (10), segundo o parlamentar, afirmando que ele não pertence à família Ferreira. "Se eu não tivesse esse nome em meu sobrenome, colocaria por se tratar de gente honrada e honesta e que faz uma gestão competente e honesta em Jaboatão dos Guararapes". Fred Ferreira disse, ainda, que as declarações dadas pelo secretário, tratam-se “de desespero”.

Rinaldo Junior cobra pagamento de atrasados a servidores terceirizados da PCR

O vereador Rinaldo Junior (PSB) revelou-se estarrecido pelo fato de que, mais uma vez, uma das três empresas que prestam serviços terceirizados para a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, está com atraso no pagamento dos salários dos servidores. “Trata-se da Pernambuco Conservadora, que tem cerca de 400 funcionários, trabalhando como auxiliares de recepção e almoxarifado, maqueiros, etc. São trabalhadores que ganham um pouco mais de R$ 1 mil e não receberam os vencimentos do mês de julho. Era para eles terem recebido o pagamento quinta-feira da semana passada”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (11), de forma remota, por videoconferência.