André Régis lamenta falecimento do ex-vereador Maré Malta

A notícia sobre o falecimento do ex-vereador Maré Malta motivou um discurso do vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (23). O parlamentar se pronunciou durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, para lamentar a morte do político e policial federal. Na ocasião, foi respeitado um minuto de silêncio, a pedido do vereador Samuel Salazar (MDB).

Maré Malta faleceu nesta manhã, vítima de um infarto, aos 49 anos. Natural de Surubim, deixa sua esposa, Luciana Malta, e dois filhos, Antonino e Valentina. Ele será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, nesta tarde, das 14h às 18h, onde será cremado.

Ao fazer uso da palavra, André Régis contou que sua ligação com Malta precedeu a convivência no Legislativo municipal. “Hoje é um dia muito triste para nós. Tive o privilégio de ter sido seu colega na Câmara do Recife. Meu vínculo é anterior, inclusive. Ele foi meu aluno de Ciência Política e Direito Constitucional na Faculdade de Olinda. Lá, ele já tinha senso de liderança e era uma pessoa querida por todos. Onde chegava, levava entendimento e alegria”.

O legado de Maré Malta na Câmara não deixou de ser mencionado por André Régis. “O primeiro projeto que defendi na tribuna da Casa foi de Maré Malta. Era a derrubada de um veto à lei que exigia o teste de audiometria e optometria para crianças do ensino municipal no início do ano letivo”.

Na Casa de José Mariano, onde cumpriu a suplência em dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016), o ex-vereador presidiu a Comissão de Segurança e atuou em diversas outras. Maré Malta foi autor de 349 proposições, sendo 312 requerimentos, quatro projetos de decreto legislativo e 33 projetos de lei ordinária. Dentre suas proposição de destaque, estão as leis municipais nº 17.846/2012 (que torna obrigatória a exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais no Recife) e nº  17.775/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartaz, nos postos revendedores de combustíveis, com informação sobre o percentual da diferença entre os preços da gasolina e do etanol).

Em 23.11.2020, às 11h47