Câmara do Recife promove encontro com vereadores eleitos para o primeiro mandato

Apresentar a Casa de José Mariano, um pouco do trabalho executado pelo Legislativo Municipal, dar as boas-vindas e parabenizar os vereadores eleitos que cumprirão o primeiro mandato a partir de 1º de janeiro de 2021. Estes foram objetivos do encontro promovido pela Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (26), com os eleitos no último dia 15 de novembro. A visita teve início no plenarinho e, em seguida, no plenário, todos participaram da simulação para eleição da próxima Comissão Executiva.

Coordenaram o encontro o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), o primeiro-secretário, Romerinho Jatobá (PSB) e o segundo vice-presidente, Chico Kiko (PP). Também estiveram presentes os vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Davi Muniz (PSB) e Ivan Moraes (PSOL). A Câmara do Recife é constituída por 39 parlamentares. Neste mais recente pleito foram eleitos 17 novatos que, juntamente com outros 22 vereadores reeleitos, formarão a próxima Legislatura, que compreende os anos 2021-2024.

O primeiro momento do encontro ocorreu no plenarinho da Câmara, onde Eduardo Marques deu as boas-vindas e parabenizou a todos pela vitória nas urnas. “Nosso objetivo é que as senhoras e os senhores se familiarizem com a Casa e que, como novos representantes eleitos, possam estar à vontade para  trabalhar nos próximos quatro anos. É para isso que estamos aqui, para trabalhar para o povo”. Na próxima Legislatura, Marques será o decano da Câmara, ou seja, o vereador mais antigo do parlamento.

Ele também destacou que é importante que os novos eleitos acompanhem as reuniões que vêm ocorrendo através de videoconferência, da mesma forma destacou a importância de se conhecer o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Recife. Ambos documentos constam no site institucional (www.recife.pe.leg.br). “Quando cheguei aqui, há 28 anos, a Casa não era informatizada. Hoje podemos acompanhar tudo no site, desde o Portal da Transparência até os projetos no [link] SAPL”. Trata-se do Sistema de Processo Legislativo.

O vereador Chico Kiko parabenizou aos presentes e desejou sucesso no trabalho de cada mandato.  Coube ao primeiro-secretário, Romerinho Jatobá, apresentar o corpo executivo da Câmara, formado por funcionários que estão à frente dos diversos setores e departamentos. Ele afirmou  que no país inteiro “vivemos momentos turbulentos na política, mas a Casa é a de maior representatividade para o povo do Recife”. Por isso, destacou que todas as reuniões, inclusive da Comissão Executiva, são abertas à participação de todos os vereadores. Ressaltou, ainda, que nos próximos dias 14 e 15 de dezembro será realizado um mini-curso sobre o funcionamento do SAPL.

Plenário da Câmara – O segundo momento do encontro com os vereadores eleitos ocorreu no plenário da Casa, onde foi feita uma simulação da votação para escolha da Comissão Executiva da Câmara. O presidente Eduardo Marques explicou que no dia da posse, em 1º de janeiro, ocorrerá também a eleição para a Comissão que administrará a Casa no biênio 2021-2022.

Ele iniciou o processo de votação, chamando nominalmente cada um dos presentes a votarem e, logo em seguida, convidou a vereadora eleita Dani Portela (PSOL) para presidir os trabalhos. Ela foi a candidata que obteve o maior número de  votos nas eleições para a Câmara do Recife e, por isso, abrirá a solenidade no dia da posse.

 

 Em 26.11.2020