Ivan Moraes reflete sobre o pleito deste ano

O vereador Ivan Moraes (PSOL) trouxe uma mensagem de otimismo e crítica acerca do último pleito para eleição de vereadores e para prefeito do Recife, em segundo turno, no último domingo. Ele disse na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (30), por videoconferência, que chegamos ao final de um processo eleitoral que traz grandes ensinamentos. “Levamos duas candidaturas que não tiveram apoio de Bolsonaro nem pediram a este presidente nenhum apoio. A ida para o segundo turno do deputado federal João Campos e da deputada federal Marília Arraes, que o nosso partido apoiou, deixaram claro que a cidade não se identifica com o fascismo”.

Mas, no entender do vereador,  foi feia a falta de diálogo e de debate democrático no segundo turno. Segundo ele, os ataques machistas e misóginos com a candidata deixaram uma mancha. “Há acusações de compra de votos, fake news, entre outras coisas,  mas é preciso prevalecer o debate sobre os rumos da cidade”.  Ele trouxe a tona os 360 mil votos brancos, nulos e abstenções, demonstrando que as pessoas não quiseram ir votar, escolher. Os eleitores, para ele, não foram desde o primeiro turno,  disseram que não queriam.

Ivan Moraes disse que estes números trazem para uma reflexão, especialmente para os que confiam no processo eleitoral como catalisador de possíveis mudanças através da política. “A gente precisa ouvir as pessoas, pois nós que somos republicanos, temos de prestar a atenção nesse processo, é preciso refletir”.

Desejou ao próximo prefeito, o jovem João Campos, de acordo com o vereador, “sem quase experiência alguma”, muita sorte e ressaltou que continuaria a fazer uma oposição propositiva, afirmando que podem contar com o voto da oposição, à esquerda, que hoje é maior do que 2016. “Nossos aprendizados continuarão e a gente quer de verdade incidir na política municipal e que esta Casa seja respeitada. A Vossas Excelências que ganharam digo que a caminha é de aprendizado e Vossas Excelências que não se elegeram saibam que deixam um legado e que devem continuar a luta”.

 

Em 30.11.2020 às 12h18.