Câmara visita o Jornal do Commercio

As mudanças no jornalismo, no mercado de trabalho e no comportamento humano provocadas pela pandemia. A importância do Poder Legislativo em relação ao novo cenário da gestão municipal do Recife. Assuntos em pauta durante a visita de cortesia realizada pelo presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), ao Jornal do Commercio, na manhã desta quarta-feira (13). Ele foi recebido pelo diretor de Redação, Laurindo Ferreira, e pela diretora de Conteúdo Jornalístico, Mônica Carvalho.

Romerinho Jatobá frisou os desafios a serem vencidos e a necessidade de aproximação com as instituições. “A Câmara precisa se aproximar cada vez mais do povo do Recife e das instituições constituídas. Não pode haver distância”, destacou. O cenário econômico do Recife, pós-pandemia, também foi comentado por ele. “A Câmara terá um papel fundamental de ajudar nossa cidade nessa retomada da economia”.

É a Casa de José Mariano onde são elaboradas, discutidas e analisadas as proposições que incidem diretamente na vida da cidade. Muitas destas medidas nascem no Legislativo, outras tantas são enviadas pelo Poder Executivo para serem aperfeiçoadas na Casa. Embora independentes, os poderes precisam viver harmonicamente para dar respostas aos anseios do população.

Para o diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, o Recife vive um momento de expectativas acerca das gestões. “A gente vai estabelecer um diálogo e acompanhar, sistematicamente, a pauta da Câmara Municipal e da Prefeitura do Recife. A cidade vive um momento diferente, com desafios enormes e isso passa pela Câmara”, afirmou.

Ele também explicou a rotina do jornal que se unifica em várias plataformas. “Ao falar com o JC, você está falando com o Sistema Jornal do Commercio, porque o conteúdo da entrevista pode ser utilizado no JC Online e na Rádio Jornal”. Sinal dos novos tempos que exigem uma modernização em suas estruturas de trabalho.

A Câmara do Recife não está indiferente à necessidade de modernização. Conforme destacou Romerinho Jatobá esse é um dos pilares da sua gestão. “Quero registrar o excelente trabalho realizado pelo vereador Eduardo Marques (PSB) na gestão passada, quando foi presidente. Nós temos o desafio de avançar na modernização da Câmara”.

O parlamentar conta que a Casa já tem um ritmo intenso de trabalho, que não parou durante o lockdown e que há expectativas de muitas atividades este ano, quando terminar o recesso parlamentar em 31 de janeiro. “Neste primeiro momento, voltaremos em reuniões remotas. Mas esperamos, ainda neste semestre, voltarmos às atividades presenciais”.

Romerinho Jatobá destacou o papel da juventude na construção desse presente e do futuro. Disse que o Parlamento Jovem será retomado em sua gestão, por considerá-lo um projeto fundamental para formar novas lideranças e inserir o jovem na política. Ressaltou ainda que fortalecerá sempre a independência do Poder Legislativo. “A Câmara é a casa das opiniões, das divergências. Na presidência, temos o dever de garantir que todos os debates [governo e oposição] tenham seu espaço”.

 Em 13.01.2021